terça-feira, 15 de março de 2011

Desemprego nos EUA vai permanecer alto por vários anos, diz Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, disse nesta quarta-feira que deve levar “vários anos” até que a taxa de desemprego nos Estados Unidos, atualmente em 9%, volte a um nível “normal”.

Em depoimento à Comissão de Orçamento da Câmara dos Representantes (deputados federais), Bernanke disse que até que haja um período sustentado com forte geração de empregos, não se pode considerar que a recuperação econômica americana esteja consolidada.

“Declínios notáveis na taxa de desemprego em dezembro e janeiro, ao lado de uma melhora em indicadores de abertura de vagas e planos de contratação, fornecem base para otimismo no campo do emprego”, disse Bernanke.

“Apesar disso, com a previsão de crescimento moderado por algum tempo e com os empregadores ainda relutantes em abrir novas vagas, deve levar vários anos até que a taxa de desemprego volte a um nível mais normal”, afirmou.

Segundo Bernanke, caso o ritmo de crescimento da economia americana se mantenha no patamar atual, deve levar em torno de dez anos até que se volte a uma taxa de desemprego de entre 5% e 6%.

No último trimestre de 2010 a economia americana registrou crescimento de 0,78% (o equivalente a uma taxa anualizada de 3,2%), resultado considerado insuficiente para reduzir de maneira significativa a taxa de desemprego.

O desemprego é um dos principais problemas enfrentados pelo governo do presidente Barack Obama. Desde o início da recessão nos Estados Unidos, em dezembro de 2007, mais de 8 milhões de empregos foram perdidos.

Deficit

Em seu primeiro depoimento diante de uma Câmara dos Representantes agora controlada pelo Partido Republicano, o presidente do Fed disse que o deficit no orçamento americano é “insustentável” e que os desafios de longo prazo para reduzir esse rombo são “assustadores”.

No mês passado, o Departamento de Orçamento do Congresso divulgou um relatório em que estima que o deficit no orçamento dos Estados Unidos vai chegar ao valor recorde de US$ 1,48 trilhão (cerca de R$ 2,45 trilhões) neste ano.

O valor é o mais alto em dólares desde o fim da Segunda Guerra Mundial e representa 9,8% do PIB (Produto Interno Bruto) americano. (BBC)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles