terça-feira, 15 de março de 2011

Agência da ONU vê possíveis danos a núcleo de reator japonês


O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU), Yukiya Amano, disse na terça-feira que um dano limitado pode ter ocorrido no núcleo do reator 2 da usina nuclear de Fukushima, atingida por um terremoto no Japão.

Em entrevista coletiva, ele afirmou que as notícias são preocupantes, e que existe "a possibilidade de danos ao núcleo" depois da explosão no reator 2.

Amano, que é japonês, estimou que o problema pode ter afetado 5 por cento do combustível nuclear.

Segundo ele, é possível que tenha havido também danos na parte inferior do vaso de contenção primária, mas que isso não foi confirmado.

"É uma rachadura? É um buraco? Não é nada? Isso não sabemos ainda", afirmou Amano. Mas ele alertou que a pressão dentro do reservatório de contenção primária não diminuiu. "Se houvesse um dano enorme, a pressão cairia", disse.

Houve também um incêndio em um tanque de combustível usado em outra unidade, com vazamento de radiação, mas o fogo já foi apagado, relatou Amano.

Ele disse que a situação é preocupante, mas aparentemente é bem diferente do desastre de Chernobyl em 1986. Ainda assim, afirmou que esperava receber informações mais atualizadas e detalhadas.

A AIEA planeja enviar uma pequena equipe de peritos ao Japão, possivelmente para ajudar no monitoramento ambiental, disse Amano.

"Achei que o envio de uma missão ao Japão seria útil (...). Estamos agora discutindo a modalidade, o momento e a área de atuação", afirmou.

Segundo Amano, é difícil prever se a situação em Fukushima vai piorar ou melhorar. "Há indicações mistas".

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles