terça-feira, 15 de março de 2011

Kadafi acusa Ocidente de buscar petróleo e diz que 'esmagará inimigos'

Muamar Kadafi, disse nesta terça-feira, 15, que está "determinado a esmagar o inimigo". Em discurso transmitido pela televisão estatal do país, o coronel acusou as nações Ocidentais de buscar o petróleo líbio e prometeu defender seu país "do complô estrangeiro".

"Se isto for um complô estrangeiro, nós o esmagaremos. Se for um complô interno, nós também o esmagaremos", disse o coronel.

"Os colonialistas serão derrotados, a França será derrotada, a América será derrotada, o Reino Unido será derrotado", prometeu Kadafi. "O povo líbio triunfará, a liberdade triunfará", prosseguiu. "Todo o povo líbio está preparado para proteger nosso petróleo", disse o ditador, que está há 41 anos no poder. "Estamos determinados a preservar a unidade da Líbia, mesmo que isto custe nossas vidas", concluiu

Em Benghazi, segunda maior cidade do país e principal reduto dos rebeldes que querem derrubar o ditador, o discurso de Kadafi foi assistido em praça pública. O insurgentes, a quem o coronel chamou de "ratos" no discurso, atiraram pedras contra a projeção.

Kadafi passou à ofensiva há pouco mais de uma semana. Dez dias atrás, as suas tropas perdiam território diariamente para os insurgentes, que se aproximaram da capital Trípoli e ameaçavam derrubá-lo. Os militares do coronel, porém, melhor armados e treinados, conseguiram reverter a vantagem e estão a ponto de suprimir a rebelião iniciada há um mês.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles