A supersafra de granéis e as melhorias na infraestrutura portuária estão aumentando a movimentação de mercadorias pelo Porto de Paranaguá. Mesmo sem ter começado oficialmente o período da safra, a movimentação de caminhões rumo ao porto já é grande. Nesta segunda-feira (28), cerca de 900 caminhões ocupavam o Pátio de Triagem de Paranaguá.
De acordo com estudo realizado pela Diretoria Empresarial da Appa, a dragagem de manutenção dos berços de atracação vai resultar num aumento de 20% nas exportações de granéis pelo Porto. A medida, uma das primeiras tomadas pelo governador Beto Richa com o objetivo de recuperar cargas para o Porto e oferecer melhor infraestrutura para os exportadores, aumentou a confiança e credibilidade perante operadores e exportadores, incentivando as exportações pelo terminal.
O estudo realizado pela Appa mostra ainda que sem a realização da dragagem, o Porto de Paranaguá deixou de embarcar, em 2010, cerca de 2,6 milhões de toneladas de grãos pelo Corredor de Exportação. As cargas deixadas de embarcar correspondem a não arrecadação de aproximadamente R$ 10,4 milhões pela falta de profundidade suficiente nos berços.
“Para este ano, o volume médio esperado de embarque nos navios é de 68 mil toneladas. Em 2010, os navios não saiam de Paranaguá com mais de 57 mil toneladas. Este aumento no fluxo é resultado do trabalho que estamos realizando para recuperar cargas e recolocar o porto na posição de destaque”, explicou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.
Rodovias
Para agilizar o escoamento da safra, a Appa adota um sistema chamado Carga On-line, que faz o gerenciamento do fluxo logístico dos veículos até o porto, estabelecendo quotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal/operador, dimensionando os fluxos e evitando filas.
Toda a carga de grãos destinada ao Porto é cadastrada on-line ainda na origem e o caminhão só é liberado para seguir viagem até Paranaguá quando há espaço em armazém para recebimento da carga e navio aguardando para embarcar o produto.
“Muitos operadores não estão respeitando esta sistemática e isso está atrasando o fluxo de entrada de caminhões no pátio. Fora isso, ao chegarem caminhões sem ordenamento da carga, nós não temos como garantir espaço para que eles desembarquem nos armazéns, causando filas”, explicou Marcos Antonio Jorge Hauly, chefe do Pátio de Triagem.
Na manhã desta segunda-feira (28), foi registrada uma fila de cerca de 16km, que se formou ao longo da BR 277. A explicação para este acúmulo de caminhões é que o embarque de granéis nos três berços do corredor de exportação está paralisado em função da chuva e os armazéns ficam lotados, não podendo receber mais carga. Além disso, acumulam-se caminhões sem cadastramento prévio.
Só em janeiro deste ano, a Appa registrou aumento de 60% nas exportações de granéis. Considerando o total de mercadorias movimentadas, o aumento é de 28,8% em relação a 2010.
Movimentação de mercadorias é normal no Porto de Paranaguá
A movimentação de mercadorias pelo Porto de Paranaguá ainda não foi afetada pela interrupção da BR 277. Estão sendo escoados os granéis que ainda estão nos armazéns. De acordo com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron, a carga de granéis disponíveis nos armazéns públicos e privados é suficiente para carregar quatro navios do Corredor de Exportação. “Depois disso, e se for prolongada a interrupção da BR 277, pode faltar carga para exportar”, alertou. Cerca de 200 caminhões que estavam na Serra do Mar já foram absorvidos e todos já chegaram até o Porto.
Outros cerca de 500 caminhões estão sendo represados antes da Praça de Pedágio da BR 277. A expectativa da Appa é que cerca de 300 caminhões desçam a Serra do Mar ainda hoje, rumo ao Porto de Paranaguá. Os caminhões são mistos (granéis, contêineres, veículos e outras mercadorias) e estão sendo liberados gradativamente, em função da instabilidade da pista. A ferrovia, que também traz cargas até o Porto, está interrompida e até quarta-feira (16) deve voltar a operar.
Durante toda a madrugada, equipes da Ecovia, da PRF e da Appa trabalharam na liberação de cerca de mil caminhões vazios que estavam presos na cidade desde a última sexta-feira.
Apesar de existirem hoje cerca de 600 vagas no Pátio de Triagem da Appa, a liberação de senhas para envio de caminhões continua suspensa, para evitar que os veículos se acumulem em filas na BR 277. Mesmo assim, muitos exportadores não estão obedecendo a determinação e tem mandado caminhões não cadastrados à Appa. A Autarquia pede a colaboração de todos os agentes e operadores, sobretudo agora, com a situação delicada na estrada.
terça-feira, 15 de março de 2011
Porto de Paranaguá estima 20% de aumento nas exportações para a safra
terça-feira, março 15, 2011
Molina com muita prosa & muitos versos
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