terça-feira, 15 de março de 2011

Milhares de palestinos pedem união entre Fatah e Hamas


Milhares de palestinos saíram nesta terça-feira às praças das principais cidades da Faixa de Gaza e da Cisjordânia levantando cartazes pedindo a união dos dois principais grupos palestinos, o Fatah e o Hamas.

A maior manifestação, da qual, de acordo com a mídia palestina, participaram cerca de 300 mil pessoas, ocorreu na praça principal da cidade de Gaza.

Simultaneamente, milhares de pessoas se manifestaram na praça principal de Ramallah, na Cisjordânia.

Em ambas as manifestações não foram levantadas bandeiras dos partidos rivais, Fatah e Hamas, mas só a bandeira palestina e cartazes pedindo a união e a reconciliação.

Facebook

As manifestações foram resultado de um movimento iniciado por jovens palestinos por intermédio do site Facebook, seguindo o exemplo de jovens egípcios, que também utilizaram a rede social para organizar protestos contra o regime do ex-presidente Hosni Mubarak, que renunciou no mês passado.

Os jovens, que criaram há algumas semanas uma página no Facebook pedindo a união entre o Fatah e o Hamas, estabeleceram a data para manifestações simultâneas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia para esta terça-feira.

O grande número de participantes, segundo a imprensa palestina, foi acima do esperado.

Pouco antes das manifestações, o líder do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, declarou que convida o presidente Mahmoud Abbas "para um encontro imediato, com o objetivo de colocar um fim ao confronto (entre os grupos)".

Falando sobre o movimento em discurso em Ramallah, o presidente palestino Mahmoud Abbas afirmou que "o povo realizou hoje grandes manifestações pedindo o fim da ruptura interna, e estamos com ele".

A cisão entre os dois partidos e entre as duas unidades geográficas governadas por eles é vista como um fator que torna ainda mais difícil a solução do conflito entre Israel e os palestinos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles