terça-feira, 15 de março de 2011

Deputado culpa assessor por atropelamento


Acusado de ter atropelado um adolescente de 14 anos na noite do último sábado e de ter deixado o local sem prestar socorro à vítima, o deputado Gilberto Ribeiro (PSB) disse ontem no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná que quem conduzia o veículo era um assessor parlamentar dele, cujo nome não foi revelado pelo parlamentar. Negando que estivesse bêbado no momento do acidente, o parlamentar afirmou que pagou todas as despesas hospitalares do jovem. Em depoimento à polícia, porém, testemunhas disseram que Ribeiro era o condutor do carro e que ele estava alcoolizado. Além disso, o hospital no qual o adolescente estava internado é público e, portanto, gratuito.

Em discurso ontem na tribuna da Assembleia, Ribeiro disse que, por volta das 21h40 de sábado, ele retornava de uma chácara em Quatro Barras, quando seu assessor, que estaria dirigindo o veículo, errou o caminho. Ao tentar desviar de um buraco numa rua mal iluminada de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, o funcionário atingiu o adolescente, que estava de roupas escuras. Segundo o parlamentar, ele deixou o local sem prestar socorro ao jovem, porque foi identificado pelos moradores do local e passou a temer por sua integridade. Em seguida, ele teria entrado em contato com a polícia e o Siate para irem até o local. Só então, pelo fato de seu assessor ter ficado abalado com o acidente, Ribeiro teria assumido a direção da camionete Chevrolet S10.

“Estou há 30 anos no rádio e na televisão, e nunca falaram uma vírgula contra mim. Agora, há 40 dias na Assembleia, inventam tudo isso”, afirmou Ribeiro, que assumiu em fevereiro seu primeiro mandato. Com cortes na orelha e no rosto, além de escoriações pelo corpo, o jovem teve alta na tarde de domingo.

Questionado a respeito de uma possível perda do mandato por quebra de decoro, o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), afirmou que é preciso aguardar a conclusão do trabalho da polícia. “Não seremos levados pela emoção, mas pela verdade. Não posso trabalhar sob hipóteses. Mas, em havendo fatos concretos, não teremos dúvidas em tomar as medidas necessárias”, afirmou.

Contradições

Até agora, a polícia de Piraquara ouviu quatro testemunhas que relataram que era o próprio deputado quem dirigia o carro no momento do atropelamento e que ele estava alcoolizado.

Segundo o superintendente da delegacia do município, Marco Aurélio Furtado, o deputado será indiciado por lesão corporal culposa [quando não há intenção de cometer o delito] e omissão de socorro. Se for comprovado que dirigia sob o efeito de álcool, o deputado também será indiciado por embriaguez ao volante.

Furtado informou ainda que deve ouvir mais quatro testemunhas, além do próprio parlamentar. “Como ele [Ribeiro] tem foro privilegiado, vai poder apontar o local e a data em que quer ser ouvido”, disse o superintendente.

Outra polêmica nas explicações de Ribeiro está no fato de ele ter garantido que arcou com todas as despesas hospitalares do jovem em virtude do acidente. Por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, porém, o Hospital São José, em São José dos Pinhais, informou que, como é uma instituição pública, não cobra pelos atendimentos.

Apresentador do programa policial Balanço Geral, da RIC TV, afiliada da Record no Paraná, Ribeiro foi afastado pela emissora até o fim da investigação policial. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles