quarta-feira, 23 de março de 2011

Manifestação contra a mudança no Código Florestal


Os ruralistas prometem colocar 12.000 produtores em Brasília em abril para pressionar pela votação do seu código de desmatamento bizarro, eles fizeram isso na Constituinte de 1988 quando fecharam os aeroportos das principais cidades do Brasil impedindo as pessoas de chegarem em Brasília quando seria votado o capítulo da reforma agrária. Eles fecham rodovias com maquinário pesado quando querem aumentar os subsídios gigantescos do governo para seus negócios. Eles plantam mais, mesmo sabendo que não terá como armazenar nem transportar o que plantaram - que vai estragar tudo - para pressionar o estado a liberar mais subsídios para suas infra-estruturas e para ampliar as áreas de produção. Eles grilam terras florestadas e as convertem em soja e pastagens. Eles maltratam e exploram as pessoas que vivem em áreas florestais onde eles têm interesses de expansão da fronteira agríocola. Eles envenenam nossos alimentos, poluem nossas cidades e matam nossos rios. Eles derrubam uma parte imensa da produção pelas estradas. Eles nem platam para nós, exportam tudo. Eles zombam de nós. Apesar de só causarem destruição, ELES SEMPRE CONSEGUEM O QUE QUEREM e nós sempre ficamos assistindo. Os ruralistas são o grupo de políticos mais poderoso que existe hoje no Brasil. Nenhuma bancada política tem poder para colocar 12.000 pessoas em Brasília! E eles já fizeram muito mais que isso em outras épocas. Mas nós não somos de bancada nenhuma e temos um poder maior que o deles!

Ano passado, meses antes da eleição, um certo deputado destes que comandam as alterações do Código Florestal para o Código do Desmatamento, fez uma visita nas áreas rurais do litoral do Paraná prometendo mundos e fundos aos produtores rurais. Prometendo que conseguiria alterar a lei, pedindo o apoio e que todo mundo poderia ficar tranquilo com as multas ambientais pois seriam perdoadas com a mudança, mentindo para os agricultores familiares e pequenos agricultores sobre as bases do atual código, pois ele trata dos pequenos agricultores de forma especial! Os agricultores plantaram bananas nas APP e nas margens dos rios (vejam o rio Cubatão em Guaratuba!). Eles continuaram ampliando suas plantações, plantaram por tudo porque estavam assegurados pelo deputado ruralista e mentor desta idéia bizarra de mudança do código de que as coisas iam mudar. Em março de 2011 o litoral do Paraná desabou inteiro em uma das maiores tragédias naturais da nossa história. As áreas cultivadas de Morretes e Guaratuba foram varridas do mapa, as plantações de bananas foram parar dentro do rio - mais de 450 ha de bananais foram perdidos, os rios modificaram seu leito, as montanhas desabaram cobrindo de lama vilas rurais ... o número de desabrigados é altíssimo mas o número de vítimas fatais foi baixo. Morreram mais vacas e bois do que seres humanos. Poderia ser muito pior, e isso se deu porque o litoral do Paraná é em grande parte protegido pela Serra do Mar florestada e bem conservada. Não apenas isso, é protegido por parques, reservas, áreas de proteção ambiental, áreas de preservação permanente, reservas legais - é protegido por leis e por pessoas! Mesmo com baixo contingente de pessoas trabalhando nesta proteção (o que é vergonhoso!), os poucos seguram a onda das ocupações irregulares e quem mora aqui e presta atenção nestas coisas sabe que a tragédia poderia ter dimensões catastróficas, caso não existissem unidades de conservação e áreas protegidas pelo SNUC e pelo Código Florestal.

Estes deputados deveriam indenizar todos aqueles que perderam suas produções, pois são as mentiras que eles contam Brasil afora que promovem tragédias como esta. Estas mudanças na principal legislação de proteção de florestas é o maior ato de irresponsabilidade política de que já ouvi falar no Brasil. Nós entendemos disso, trabalhamos todos os dias com isso, estudamos isso e sabemos que estas florestas e rios desempanham funções importantíssimas de regulação climática, hídrica, ecológica e de proteção social e por ter um entendimento claro sobre isso não podemos nos calar diante deste cenário.

Precisamos nos mobilizar para colocar + de 100.000 nas ruas. Somos trabalhadores, militantes da causa ambiental, representantes de ongs, sindicalistas, servidores públicos, estudantes, população entre tantos e precisamos exercer nosso papel social neste momento delicado em que vemos tantas tragédias acontecendo por conta dos crimes ambientais que estas elites do agronegócio e da agroindustria causam...

Vai haver uma reunião em Curitiba ainda esta semana para definir uma agenda e as articulações para dar início as grandes mobilizações nacionais durante o mês de abril. Neste momento não é mais uma mobilização do movimento estudantil, o que está em jogo é muito maior e nem temos noção... são mudanças estruturais na nossa sociedade que vão atingir o país inteiro.

Está na hora de dizer NÃO!

Eu preciso de contatos de sindicatos e de movimentos sociais para que possamos trabalhar nesta mobilização. Quem tiver, por favor me repasse pois trarei notícias desta reunião. Assim que eu souber o local, data e hora eu retorno para todos, caso alguém também queira ir. A idéia é, cada um mobiliza mais 10.

Um abraço prá todos!
Liliani

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles