sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A triste herança do governo Requião/Pessuti: 70% das escolas precisam de reformas e faltam funcionários


Além dos 210 colégios estaduais que passam por reforma ou ampliação atualmente, outros 1,5 mil necessitam de algum tipo de intervenção. Total equivalente a 70,2% das 2.136 escolas estaduais do Paraná. Segundo o superintendente de Desen­volvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Jaime Sunye Neto, a Defesa Civil notificou essas escolas por apresentarem problemas de segurança e de acessibilidade. Há ainda 650 unidades, de acordo com um relatório da Copel, que estão com o quadro de luz inadequado. “Acredito que em junho poderemos dizer quanto tempo vamos precisar para regularizar tudo isso”, afirma Sunye.

A Escola Estadual Yvone Pimentel, no bairro Novo Mundo, em Curitiba, por exemplo, está com a estrutura condenada – as paredes têm diversas rachaduras – e terá de ser demolida. Uma nova construção será feita no mesmo local. Quando as obras forem liberadas, os alunos serão transferidos para outro imóvel provisoriamente.


A diretora da Escola Estadual Maria Aguiar Teixeira, Vera Zanoto, enfrenta problemas menores, mas nem por isso menos importantes. “Precisamos reformar o banheiro dos meninos, que está pichado e deve receber azulejo em toda a parede. Também carecemos de uma reforma em algumas salas que estão com infiltração e a parede está mofando”, diz.

O superintendente lembra que a Seed precisa aumentar em cinco vezes o número de engenheiros contratados para agilizar as obras, inclusive as que nem começaram. “As escolas que estão em reforma devem ficar prontas em três meses, mas queremos adequar 500 colégios para o ensino integral e vamos precisar mexer na estrutura física deles também”, diz. A intenção, segundo Sunye, é melhorar ainda o processo de manutenção durante todo o ano, pois, quando isso é bem feito, há menos necessidade de grandes obras. “Uma infiltração, por exemplo, pode ser evitada se a telha quebrada for imediatamente substituída”, explica.

Faltam funcionários

Os diretores de escolas estaduais do Paraná enfrentam outro problema: a falta de funcionários na área administrativa. Duas diretoras, que preferiram não se identificar, afirmam que o número de funcionárias responsáveis pela limpeza reduziu pela metade e as escolas não têm condições de ficar bem higienizadas na atual situação. “A demanda é para 11 zeladoras, mas temos apenas 5”, afirma uma delas.

O chefe de Recursos Humanos da Seed, Arnaldo Moreira Matos, explica que houve redução dos funcionários do administrativo porque havia número maior de servidores do que era previsto em uma resolução de 2002 (o cálculo é feito a partir da quantidade de alunos). Para as escolas que precisam de mais funcionários, Matos afirma que irá atender ao pedido de cada uma delas e, se houver justificativa, a solicitação irá para o Núcleo de Educação. “Temos 5 mil pessoas que fizeram concurso para a área de serviços gerais e ainda não foram chamadas. Vamos começar este processo, que deve demorar por causa dos exames que precisam ser feitos”, comenta.

Fonte: Gazeta do Povo

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles