sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Estamos abertos ao diálogo e parcerias, diz Richa em encontro com representantes de 38 países

O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (3) no Palácio das Araucárias um grupo de representantes de 38 países que integram a Sociedade Consular do Paraná. Ele falou que deseja estimular o diálogo com governos e empresários de todas as nações que desejem realizar investimentos no Estado. “Estamos mostrando à sociedade o nosso estilo: um governo de portas abertas, que busca o diálogo, com respeito. Queremos estabelecer parcerias que sejam produtivas para os paranaenses”, disse o governador.

O presidente da Sociedade Consular do Paraná, Edson Ramon, que representa a Sérvia e preside a Associação Comercial do Paraná, disse que a iniciativa de reaproximação do governador veio em boa hora porque existem possibilidades concretas de investimentos internacionais no Paraná. Ele afirmou que indústrias da Ucrânia, Itália e França estudam instalar unidades no estado. “Fazemos esse intercâmbio há 60 anos e acreditamos que este é o momento de ampliar as parcerias e incentivar as relações comerciais do Paraná com o mundo”, disse Ramon.

A cônsul da Ucrânia, Laryssa Myronenko, entregou uma carta de saudação do ministro das Relações Exteriores de seu país, Kostyantyn Gryshchenko, que lembrou a importância da boa relação com o Paraná, estado que tem a maior colônia ucraniana do país, com mais de 400 mil pessoas (são 500 mil no Brasil). “É um governo com novas intenções, que estimulam a cooperação e isso é muito importante no ano em que se comemora os 120 anos da imigração ucraniana ao Brasil e 20 anos da independência de nosso país. Temos uma parceria estratégica entre nossas nações”, disse a cônsul.

Os ucranianos deram grande contribuição na colonização e desenvolvimento da agricultura no centro-sul do Paraná e no centro-norte de Santa Catarina, no início do plantio de centeio e trigo e outros cereais, na implantação do sistema de cooperativas e no desbravamento e desenvolvimento dessa região.

O cônsul geral do Senegal para o Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos, disse que o encontro foi muito importante porque compareceram representantes 38 países. “São países que vêm ao Paraná em busca de integração comercial, cultural, científica, tecnológica, esportiva”, destacou. Ele disse que a África tem um bilhão de pessoas em 53 países que são eminentemente importadores. “A tecnologia que o Paraná tem é a que serve para a África”, disse.

Santos agradeceu ao governador que, quando foi prefeito de Curitiba, criou o Portal Africano na praça Zumbi dos Palmares. “É o maior portal africano do mundo, com 53 totens. Hoje esta obra é uma grande atração turística para o Paraná e para os africanos que aqui vêm”, disse.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles