sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O mapa da violência mexicana

A medida em que assassinatos ligados ao crime organizado cresceram nos últimos quatro anos no México, analistas passaram a alertar para a disseminação da insegurança para áreas até então não-afetadas. O governo mexicano insiste que a violência se mantém altamente concentrada. Quem tem razão? Estranhamente, ambos.

Em 2007, o primeiro ano de repressão contra os cartéis, 70% dos homicídios ligados ao crime organizado aconteceram em apenas 4% das cidades do país. Em 2010, novamente, 7% dos homicídios aconteceram em apenas 3% das cidades, o que mostra que a violência se tornou mais concentrada com o passar dos anos. Mas o número anual de assassinatos teve um aumento dramático, e o total de 2010 superou o de 2007 em mais de 500% (embora tenha havido uma queda significativa no fim do ano).

Então, embora 97% do país ainda tenha que lidar com apenas 30% de toda a violência, esses 30% representam um número muito maior do que há quatro anos atrás. O mapa abaixo ilustra o paradoxo da violência mexicana que aumentou desenfreadamente, enquanto se manteve altamente concentrada. O gráfico interativo apresenta o número de homicídios por região, as áreas de atuação das organizações criminosas e as rotas do narcotráfico mexicano.



Fonte: Opinião e Notícia

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles