terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Famílias de Colombo iniciam mudança para novo conjunto habitacional

Neste fim de semana, 59 famílias que moram no Jardim Marambaia, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, mudarão para as primeiras unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no município. Mais 129 moradias serão construídas no local, além de 70 no Jardim Contorno e 250 unidades no Jardim Liberdade.

As famílias que estão recebendo as casas moram na beira do rio Atuba e sofrem constantemente com as cheias. “Não podemos deixar estas famílias esperando por uma cerimônia de entrega de casas, ainda mais nesta época de fortes chuvas. O mais coerente é retirar as famílias destas casas em áreas de risco para evitar que sofram com novos alagamentos”, afirmou o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.

Segundo o diretor de obras da Companhia, Luciano Machado, a decisão de entregar as casas às famílias foi tomada em conjunto com a prefeitura de Colombo após as chuvas do início da semana. “Antecipamos a mudança para garantir a integridade da população. O mais importante é promover o bem estar destas pessoas”, comentou.

Levina Bispo, de 56 anos, uma das primeiras moradoras do Jardim Marambaia, trabalha como diarista e recebe R$ 25 por dia de trabalho. Ela lembra que no último Natal a água das chuvas chegou até a altura da janela. “Molhou tudo, sofá, armário, roupas. Mas enfim, chegou o meu dia de ser feliz. Chega de ver as minhas coisas boiando”, disse.

O casal Eloir Rodrigues e Vitória Oliveira de Paula está de mudança, com a filha Jaqueline, de 18 anos. Vitória relata que a família já passou por muitas dificuldades desde que chegou na região: “Tudo que tínhamos foi embora com a chuva, até a pia da cozinha eu já perdi. Agora acredito que teremos paz e tranquilidade”.

“Além dos problemas respiratórios e viroses que contraiu durante a última cheia, a minha neta não pode ver o céu escurecer que começa a gritar”, contou Sebastiana da Silva, que mora com a filha e mais cinco netos. “Antes a casa era bagunçada, os móveis ficavam altos e as roupas sempre úmidas, mas agora nossa casa vai estar sempre limpa e arrumada.”

PAC – Em Colombo serão construídas 508 moradias para realocar as famílias que hoje vivem em barracos na beira dos rios Palmital, Arruda e Atuba.

O projeto também contempla com regularização fundiária 371 famílias do Jardim Liberdade, além da recuperação das margens do rio Arruda, afluente do rio Atuba.

Será ainda construída uma lagoa para regularização das cheias, com equipamentos e controle de vazão, com a finalidade de evitar as enchentes da bacia do rio Palmital.

Também estão incluídas no projeto do Jardim Liberdade mais de 10 mil metros quadrados de pavimentação na área de reassentamento e 8,5 mil na área de regularização fundiária. Na região do Jardim Contorno serão 2,1 mil metros quadrados de pavimentação na área 1 e 1.580 metros na área 2. Está prevista ainda a recuperação das margens e afluentes do Rio Atuba.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles