terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Embrasil divulga relatório sobre grampos na Assembleia

O diretor da Embrasil Segurança, Jéferson Nazário, empresa contratada para fazer a varredura na Assembleia Legislativa do Paraná, divulgou hoje o relatório de verificação de monitoramento e/ou escutas telefônicas realizadas recentemente na Casa.
O documento apresentado ao presidente da Assembléia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e ao 1º secretário da Mesa Executiva, deputado Plauto Miró (DEM), diz:

1- Foram encontrados dispositivos eletrônicos, conectados a antenas e a componentes que podem ser utilizados para captação de áudio, com chipset de rádio-comunicação em frequências diversas, não determinadas, com possibilidade de receber e/ou transmitir sinais de rádio, sem identificação, de fabricação artesanal, não homologados pela Anatel ou qualquer outro orgão internacional, em instalação dissimulada e desconhecida da atual administração, que necessitam ser periciados para que se determine a sua funcionalidade.

2- Foi encontrado dispositivo que podemos afirmar tratar-se de um transmissor de rádio freqüência ligado a linha telefônica com a finalidade de capturar e transmitir as conversas para outro receptor de rádio.

3- Foram encontrados diversos fios cortados nos quadros de distribuição de telefone que sugerem a existência de conexões não justificadas.

O relatório complementar de verificação e retirada de equipamentos conclui: “Os dispositivos retirados aparentam ser uma placa montada em circuito SMD – Surface Mounted Device (dispositivo montado em superfície). Não possui marca ou registro ou as certificações de praxe como a marcação “CE”, que constitui-se em item obrigatório em todas as placas de circuito impresso comercializadas mundialmente, muito menos selo de certificação ANATEL, que é obrigatório para qualquer equipamento que transmita ondas de rádio, fabricado ou comercializado em território nacional. Podendo-se concluir portanto que trata-se de comercialização ilegal. Ainda neste dispositivo encontramos cabos interligados a diversas formas de antenas as quais não pudemos determinar a freqüência, e por não termos disponível naquela momento um aparelho de medição de freqüência.

Estes dispositivos encontrados podem funcionar como uma repetidora de rádio freqüência. Chama atenção a aparente potencia e formato de antenas que podem emitir freqüência prejudicial a saúde dos freqüentadores desta sala se o sistema estiver ligado.”

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles