terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desenrolar da crise na Líbia: Pronunciamento do Kadafi

O ditador Muamar Kadafi voltou à televisão na Líbia para confirmar que não vai deixar o poder e alertar que lutará contra os manifestantes que pedem sua renúncia. "Não deixarei a Líbia. Morrerei aqui como mártir. Sou um lutador", disse o coronel em novo discurso nesta terça-feira, 22, quando seu país entrou no sétimo dia de protestos contra o governo.

Pronunciamento:

13h54: O discurso de Kadafi já tem quase uma hora de duração. “Podem protestar sobre Gaza, mas não sobre temas da Líbia”
13h52: O ditador volta a atacar os manifestantes: “Vocês conhecem alguém decente que participam disso? São todos bêbados e drogados”
13h44:” Há diferenças entre manifestações pacíficas e tentativas de cindir o país em dois. Eu mesmo participei de manifestações pacíficas na juventude”
13:39: O ditador líbio argumenta que em sua ‘república das massas’ todo o poder pertence ao povo. Segundo ele, seu filho Saif se encontrará com intelectuais e jovens para ouvir as demandas da população
13h33: Kadafi pede às mães dos manifestantes que os entreguem ao estado para ‘desintoxicação’
13h32: Kadafi lê o código penal líbio no ar e diz que as manifestações são passíveis de pena de morte
13h27: Kadafi: “Os jornalistas seguem as ordem de Osama bin laden e Ayman Al-Zawahiri e converterão a Líbia em algo pior que o Afeganistão”
13h25: Kadafi pede que as pessoas que o amam e o apoiam saiam às ruas em lealdade a ele
13h22: “As barricadas devem ser levantadas. Estaremos em Benghazi”, diz Kadafi
13h19: De acordo com Kadafi, devido ao fato dele não ter o cargo formal de presidente, não há como ele renunciar a nada. No papel, a Líbia é uma ‘república das massas’. Na prática, uma ditadura sangrenta
13h06: “Um pequeno grupo de pessoas doentes está traficando armas para jovens que pretendem copiar os eventos da Tunísia e do Egito” , diz Kadafi
13h03: Não deixarei a Líbia. Morrerei aqui como um mártir”, afirma Kadafi
13h00: ‘Não tenho intenção de renunciar, sou um lutador’, diz o ditador líbio
12h59: “Este é o meu país e o de meus irmãos. Irrigamos seu solo com sangue. A Líbia se tornou um país do qual devem se orgulhar”
12h58: Kadafi começa a falar na TV estatal
11h52: Ainda segundo a Al-Arabya, Kadafi deve anunciar novos governos provinciais, com orçamentos independentes
11h40: Oposicionistas dizem ter tomado o controle da cidade de Tobruk, no leste da Líbia. Al-Bayda e Benghazi já estariam nas mãos de manifestantes e de oficiais sublevados do Exército e da polícia
11h38: De acordo com a TV estatal líbia, Kadafi deve anunciar ‘grandes reformas’ no pronunciamento de hoje.
11h11: O ditador Muamar Kadafi deve fazer um novo pronunciamento na TV, disse a agência AFP
10h31: Os países produtores de petróleo estão reunidos informalmente em Riad, na Arábia Saudita, para discutir o aumento do preço da commodity em virtude da crise na Líbia. Ontem o barril do tipo brent subiu mais de 5%, a maior alta em dois anos. A Itália, principal destino do petróleo líbio, disse ter reservas do combustível para mais três meses e de gás para apenas 30 dias.
10h23: A Liga Árabe deve fazer uma reunião de emergência sobre a crise líbia hoje ao meia dia, horário de Brasília.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles