quarta-feira, 16 de março de 2011

A Venezuela e a China suspendem programas nucleares após crise no Japão


Venezuela

A Venezuela anunciou ontem a suspensão de seu programa nuclear após o terremoto de 8,9 graus na escala Richter e o subsequente tsunami que atingiram na sexta-feira o Japão e que levaram a uma emergência nuclear. O anúncio foi feito pelo presidente Hugo Chávez, em pronunciamento na televisão estatal.

"Não há dúvida de que isso alterou fortemente os planos de desenvolvimento de energia nuclear do mundo", afirmou Chávez, comentando a situação japonesa. No ano passado, a Venezuela fechou um acordo com a Rússia para a construção da primeira usina nuclear no país latino.

China

A China suspenderá novos projetos nucleares já aprovados até que novas regras de segurança estejam prontas, informou hoje o Conselho Estatal da China, em comunicado. O texto não menciona, porém, quando as novas regras devem ser aprovadas.

A China irá realizar uma revisão geral de suas instalações nucleares e inspecionar usinas nucleares em construção. O objetivo é garantir que elas estejam em conformidade com os padrões de segurança, informou o Conselho Estatal após um encontro liderado pelo primeiro-ministro, Wen Jiabao.

O comunicado acrescenta que os especialistas do governo de Pequim acreditam que o material radioativo emitido pela usina nuclear Daiichi, em Fukushima, no Japão, não representam um risco à saúde pública chinesa.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles