quarta-feira, 16 de março de 2011

Richa entrega relatório dos estragos materiais ocorridos na tragédia que afeta o Litoral ao ministro da Integração Nacional


O governador Beto Richa acompanhou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, em um sobrevôo pela região litorânea do estado nesta quarta-feira (16), para verificar a situação dos municípios e da população afetada pela chuva no fim de semana. O governador entregou um relatório preliminar elaborado pela Defesa Civil, em conjunto com as prefeituras, quantificando os estragos na infraestrutura urbana e rural de Antonina, Morretes, Guaratuba e Paranaguá. O levantamento aponta prejuízos de R$ 87,973 milhões provocados pela enxurrada, que causou quedas de pontes, danos em estradas e na pavimentação urbana, edificações públicas e residências destruídas ou danificadas e perdas na agricultura.

“O governo federal mostrou-se muito solícito e está atendendo todos os nossos pedidos. A presença do ministro Fernando Bezerra no Paraná é prova dessa parceria”, disse o governador. A presidente Dilma Roussef ofereceu ajuda ao governador e ainda na segunda-feira determinou o envio de uma ponte metálica do Exército, para ser instalada na rodovia PR-408, e de um helicóptero militar que será usado para içar um equipamento para restabelecer o tratamento de água em Paranaguá.

O ministro elogiou a pronta ação do Governo do Paraná no Litoral, por meio da Defesa Civil, que colocou técnicos, bombeiros e helicópteros para evacuar áreas de risco antes dos deslizamentos de terra, que atingiram bairros inteiros, e toda a estrutura disponível para resgatar e atender aos desabrigados. “Poderíamos ter perdido muitas vidas e isso não ocorreu pela ação do Estado. Pude verificar pessoalmente que todos os desabrigados estão sendo bem atendidos”, disse o ministro Fernando Bezerra. “A orientação da presidente Dilma Rousseff é que o governo federal trabalhe em parceria e some esforços com o Estado e as prefeituras para atender os desabrigadas e recuperar a infraestrutura dos municípios”, disse ele.

O ministro disse que a prioridade é atender às pessoas e restabelecer a normalidade na infraestrutura urbana. Segundo ele, todos os recursos que estiverem disponíveis serão repassados ao Estado, que definirá as ações prioritárias em conjunto com as prefeituras. Parte dos recursos federais poderá ser liberada na próxima semana, mas ainda não estão definidos os valores. “As obras de maior porte e a construção de casas para atender os desabrigados será o passo seguinte”, afirmou Bezerra Coelho.

O governador Beto Richa disse que o governo está empenhado ao máximo em resolver a situação no Litoral e destacou o trabalho feito pela Sanepar, que enviou equipamentos e técnicos para dar apoio logístico aos municípios e está distribuindo água em toda a região.

A senadora Gleisi Hoffmann acompanhou o sobrevôo do ministro e do governador na região litorânea.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles