quarta-feira, 16 de março de 2011

Nova frente fria deve trazer mais chuvas para o Paraná

Uma nova frente fria, que está se deslocando do Sul, deve chegar ao Paraná na sexta-feira (18) trazendo mais chuvas. De acordo com o meteorologista Marcelo Brauer, do Instituto Tecnológico Simepar, quando a frente fria se aproxima, causa um aquecimento muito rápido, o que, por sua vez, ocasiona fortes pancadas de chuva, especialmente durante a tarde. Novamente, o Litoral do estado deve ser afetado por esta frente fria.

A previsão é de que na quarta-feira (16) o tempo permaneça sem chuvas, mas na quinta (17) e sexta-feira (17) as precipitações devem voltar a ocorrer, principalmente durante a tarde. Para o fim de semana, são previstas chuvas com intensidade moderada para forte com raios, como é típico das frentes frias.

“Como a região do Litoral já está bem afetada, o estado de alerta se mantém. Não há previsão de uma sequência de dias secos, que são necessários para o solo secar e os rios baixarem de nível”, ressalta Brauer. Ele explica que, como a região já está fragilizada, não é preciso uma chuva extremamente forte, como as pancadas ocorridas na última semana, para que novos estragos sejam causados. “Uma chuva moderada, incidida em uma região com o solo comprometido, é suficiente para causar ou agravar uma situação. Deslizamentos e desmoronamentos não vão precisar de chuvas fortes para ocorrer”, diz. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles