quarta-feira, 16 de março de 2011

'Falta tudo' em centros para desabrigados no Japão, diz governador

O governador da província de Fukushima, Yuhei Sato, centro da crise nuclear no Japão, criticou a maneira como o governo japonês está lidando com a população obrigada deixar a área ao redor da usina nuclear de Daiichi, onde foram registradas explosões nos últimos dias. Segundo ele, "falta tudo" para as pessoas desabrigadas na região.

Em comunicado divulgado pela televisão, o Sato disse que os abrigos para as pessoas que deixaram suas casas não têm refeições quentes, combustível ou suprimentos médicos em quantidades suficientes para atendê-los. "Nos falta tudo. A ansiedade e a raiva sentidas pelas pessoas atingiram o ponto de ebulição", afirmou. Sato ainda disse que engenheiros e técnicos correm contra o tempo para evitar uma catástrofe nuclear na usina, que foi severamente danificada pelo terremoto e tsunami que atingiram o país na última sexta-feira.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, determinou uma área de evacuação em um raio de até 20 quilômetros da usina. Outras 140 mil pessoas que moram a até 30 quilômetros de Daiichi foram aconselhadas a não deixar suas casas. Horas antes, o porta-voz do governo japonês Yukio Edano disse que os níveis de radiação ao redor da usina voltaram a cair e novas operações para evitar o vazamento de combustível nuclear nos reatores 3 e 4 da usina estão em andamento.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles