quarta-feira, 16 de março de 2011

Prefeitos do Litoral apresentam a Richa balanço do prejuízo das enxurradas


O governador Beto Richa recebeu na manhã desta quarta-feira (16), no Palácio das Araucárias, os prefeitos de Antonina, Morretes e Paranaguá para avaliar a situação dos municípios litorâneos atingidos pela chuva. Os prefeitos apresentaram balanço prévio dos prejuízos e agradeceram o apoio do Governo do Estado na reconstrução das cidades.

“A situação do Litoral é a nossa prioridade. Vamos trabalhar com eficiência e agilidade para que todos os problemas sejam solucionados. A situação realmente é emergencial, principalmente na área de infraestrutura e habitação”, disse o governador, poucas horas antes de receber o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que vem ao Paraná nesta quarta-feira (16), para avaliar os estragos das enxurradas.

O governador disse que solicitou ajuda federal para restabelecer a infraestrutura do Litoral. “Não há como estimar o prejuízo financeiro e material das enchentes. Vamos concluir nosso estudo com as prefeituras e apresentar ao ministro uma prévia do valor que o Paraná necessita”, destacou Richa.

O prefeito de Morretes, Amilton Paulo da Silva, afirmou que a principal necessidade do município está relacionada à infraestrutura. Ele informou que a enchente atingiu quase 70% da cidade e comprometeu mais de 20 pontes e aproximadamente 250 quilômetros de ruas. “Temos comunidades que foram quase destruídas completamente. Precisamos que o governo federal nos dê condições e libere recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, disse o prefeito.

CALAMIDADE – Morretes e Antonina estão em estado de calamidade pública. A medida do Governo do Estado foi adotada terça-feira (15) para agilizar a liberação de recursos para atendimentos emergenciais. O prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, disse que o problema da cidade são os deslizamentos de terra, que desabrigaram mais de 2 mil pessoas. “A cidade está viva e precisa caminhar. Temos certeza que Beto Richa vai nos ajudar e amparar”, afirmou o prefeito.

O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, afirmou que o município está sem abastecimento de água potável. Ele disse que as enchentes afetaram mais de 180 quilômetros de avenidas e aproximadamente 10 pontes estão com problemas estruturais. “O governo está nos ajudando, em todos os setores. Estamos fazendo um trabalho conjunto para iniciar a reconstrução”, disse o prefeito. O governador Beto Richa garantiu ao prefeito de Paranaguá a liberação de R$ 10 milhões, do programa ParanáCidade, para a compra de maquinário e equipamentos de pavimentação.

O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, destacou a importância do encontro para ouvir as sugestões e necessidades dos prefeitos. “É relevante para termos o diagnóstico da situação. Essa reunião foi preparatória para a vinda do ministro, que vai analisar a situação do litoral. Vamos trabalhar juntos para atender as emergências e mais à frente para a reconstrução das cidades”, garantiu o secretário.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche e o deputado estadual Reinold Stephanes Junior também participaram da reunião.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles