segunda-feira, 14 de março de 2011

Sanepar envia caminhões-pipa e técnicos para o Litoral

O abastecimento de água em Morretes, no Litoral do Paraná, foi retomado pela Sanepar no sábado (12) à noite. A Estação de Tratamento de Água no município foi paralisada na sexta-feira (11), quando um temporal danificou a rede de energia na região. Desde domingo (13), técnicos da Sanepar vistoriam toda a rede de distribuição de água de Morretes à procura de vazamentos. Deslizamentos de terra e a enxurrada romperam a tubulação em vários pontos, o que retarda a normalização do abastecimento em algumas regiões da cidade.

Foram enviados cinco caminhões-pipa e 100.800 copos de água tratada para o abastecimento emergencial de Morretes. Os caminhões permanecerão no município até o serviço de água ser normalizado. Hoje (14) eles estão abastecendo a população rural de Morretes e contribuindo para atender os moradores de Antonina. Os copos de água estão sendo transportados e distribuídos pela Defesa Civil.

A Sanepar também está prestando apoio técnico e logístico para as prefeituras de Paranaguá e Antonina, que têm sistemas próprios de abastecimento de água. Técnicos da empresa estão à disposição das prefeituras, para avaliar os danos sofridos na captação e na distribuição. Outros seis caminhões-pipa, com capacidade para até 18 mil litros, levarão água tratada produzida na estação da Sanepar em Praia de Leste para abastecer Paranaguá.

Gabinete de emergência

O diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, participou, no domingo à tarde, da reunião coordenada pelo governador Beto Richa para criação de um gabinete de emergência, formado por secretarias e órgãos do Governo do Estado, para dar atenção prioritária à população do Litoral atingida pelas chuvas dos últimos dias. “Estamos trabalhando de forma coordenada com os demais órgãos do governo para normalizar, o mais rápido possível, a situação no Litoral”, afirmou Ghignone.

Águas de Paranaguá

O diretor da empresa Águas de Paranaguá, Mário Miller, explica que a chuva levou lama e detritos para os mananciais, onde é feita a captação da água. “Nossa estação não consegue tratar a água, pois analises apontaram 100 vezes mais barros e detritos na água do que antes da chuva”, disse. A previsão inicial de que 25% do abastecimento seja retomado até a terça-feira (15) e pelo menos 50% seja normalizado até o fim de semana. Enquanto isso, os moradores estão sendo atendidos por 10 caminhões-pipas que estão buscando água em uma área de captação em Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

Foram instaladas caixas d’água em cinco pontos da cidade: Aeroparque, no bairro Nilson Neves (no Corpo de Bombeiros – Rua Bento Munhoz da Rocha Neto), na Praça da Vila Cruzeiro, na Praça da Paz (Rua Manoel Correia) e na Ilha dos Valadares (Praça da Matriz).

A falta de água afetou também o atendimento no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. As cirurgias eletivas foram suspensas e o hospital atende apenas os casos emergenciais. Caminhões-pipa estão levando água para o hospital a cada três ou quatro horas.

Alguns estabelecimentos comerciais estão cobrando até R$ 50 por galões de 20 litros de água mineral. A população também deve denunciar, por recomendação do Ministério Público, preços abusivos que estejam sendo praticados na venda de galões de água. As denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar. O órgão ainda reitera que a água seja usada especialmente para consumo, alimentação e higiene pessoal, sendo evitadas outras atividades.

Segundo o diretor da empresa Águas de Paranaguá, Mário Miler o fornecimento de água só será totalmente normalizado em um prazo de noventa a cento e vinte dias. Para ele depois da devastação dos temporais o trabalho agora é o de recuperar os mananciais, ou pelo menos parte deles. Miler disse que se reunirá com técnicos da Sanepar para definir os próximos passos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles