segunda-feira, 14 de março de 2011

Forças de Kadafi avançam 150 quilômetros em apenas um dia

Em 24 horas, as forças de Kadafi avançaram 150 quilômetros, entre Ras Lanuf e Brega. Em Benghazi, a segunda maior cidade do país, com um milhão de habitantes, há um clima de tensa expectativa. As kataeb (brigadas do lado do regime) têm enorme superioridade militar e preparam-se para retomar Benghazi apoiadas por tanques, aviões e barcos.

A televisão estatal líbia confirmou a tomada de Brega, embora a emissora já tenha feito relatos falsos sobre a tomada de território. No sábado, um morador relatou confrontos entre forças do governo e rebeldes em Misrata, território ocupado por forças leais a Kadafi. Misrata é a terceira maior cidade do país e fica a 200 quilômetros a sudeste de Trípoli.

Nos últimos dias, os rebeldes sofreram uma série de derrotas que representaram um grande recuo para as forças de oposição que apenas uma semana atrás detinham toda a metade leste do país. Os insurgentes não conseguem mais avançar na direção oeste, rumando para Trípoli, onde combateriam o último front do ditador.

Em Benghazi, grupos pró-Kadafi estão se sentindo mais seguros para agir. Um sinal disse foi ataque à equipe do canal árabe Al-Jazira no sábado, quando o cinegrafista Ali Hassan al-Jaber morreu.

Os rebeldes pediram a instalação de uma zona de exclusão aérea, afirmando que não têm como enfrentar os jatos de combate de Kadafi. No sábado, a Liga Árabe pediu ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que impusesse a zona de exclusão, aumentando a pressão sobre os EUA e outras potências ocidentais a tomar a medida, à qual a maioria expressou fortes reservas. (AE)

França acelera esforços por zona de exclusão aérea na Líbia

A França intensificou nesta segunda-feira seus esforços para convencer as potências mundiais a imporem uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia, enquanto as tropas de Muammar Gaddafi continuam combatendo os rebeldes pelo controle da estratégica cidade petrolífera de Brega.

A França, que recebe na segunda-feira uma reunião de ministros do Exterior do G8, disse estar em consultas com outras potências para tentar criar uma zona de exclusão aérea que impeça Gaddafi de usar sua aviação contra rebeldes e civis, "diante da terrível violência sofrida pela população da Líbia".

Rússia estuda apoiar zona de exclusão aérea contra Líbia

A Rússia quer mais informações sobre o pedido da Liga Árabe por uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia e irá considerar qualquer proposta apresentada diante do Conselho de Segurança da ONU, disse nesta segunda-feira o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

"Queremos entender especificamente o que os Estados árabes querem", disse Lavrov em coletiva de imprensa ao lado do ministro de Relações Exteriores da Holanda.

Lavrov disse que os líderes da Liga Árabe haviam indicado que uma zona de exclusão aérea poderia ser imposta "com algumas restrições, primeiramente com total respeito à soberania da Líbia e sem o uso de armas para reprimir as instalações de defesa aérea".

Ele disse à Rússia que iria "estudar atentamente" qualquer proposta apresentada ao Conselho de Segurança da ONU e ressaltou que qualquer zona de restrição a voos não seria imposta sem a aprovação do conselho.

A Rússia, membro permanente do Conselho de Segurança com poder de veto, já disse que a intervenção militar na Líbia era "inaceitável", mas não descartou a possibilidade de impor uma zona de exclusão aérea.

Os comentários de Lavrov indicam que a Rússia poderá aprovar uma zona de exclusão se suas preocupações sobre a soberania da Líbia e a segurança de civis forem atendidas. (REUTERS)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles