sexta-feira, 18 de março de 2011

Otan prepara operação militar na Líbia


A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), braço militar da ONU, deve realizar uma reunião nesta sexta-feira para decidir como será a operação militar na Líbia. Na noite desta quinta-feira, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a criação de uma zona de exclusão aérea no país árabe, a fim de evitar perdas civis com o conflito entre as forças do ditador Muammar Kadafi e os oposicionistas.

França, Reino Unido e Estados Unidos devem liderar as ações estratégicas da intervenção. De acordo com fontes das agências internacionais, militares da Otan já decidiram que as bases aéreas italianas serão usadas como ponto de partida dos aviões da organização. A França confirmou que vai participar de uma operação militar na Líbia e indicou que as ações ocorrerão em "algumas horas". "Os ataques acontecerão rapidamente", antecipou o porta-voz do governo francês, François Baroin.

A Royal Air Force britânica também já se prepara para contribuir para a aplicação da resolução da ONU. O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, presidirá nesta sexta-feira uma reunião de seu gabinete e fará uma declaração sobre o tema na Câmara dos Comuns.

Manifestações de populares líbios em apoio aos grupos rebeldes e a resolução da ONU:





0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles