sexta-feira, 18 de março de 2011

Copel utiliza postes de fibra para repor rede elétrica em locais de difícil acesso atingidos pela tragédia no litoral


A Copel está concentrando cerca de metade do seu efetivo de uma centena de técnicos e eletricistas que trabalha na recuperação do sistema elétrico do Litoral atingido pelo temporal de sexta-feira passada (11) para reconstruir as redes de distribuição que atendem as localidades rurais de Sambaqui, Limeira e Rasgadinho, situadas na região limítrofe entre Morretes e Guaratuba.

Em razão da precariedade dos acessos aos pontos onde os reparos são necessários, as equipes da Companhia estão indo a pé por Morretes, em caminhões ou bicicletas por Guaratuba, e pelo ar nos helicópteros do Governo do Estado destacados para as operações de recuperação dos danos na região.

Para restabelecer o fornecimento de energia às 142 famílias domiciliadas em Rasgadinho e Limeira, a Copel já deu início à construção de uma nova extensão de rede elétrica com 2 quilômetros de extensão que será alimentada por Guaratuba.

A rede original, que vinha por Morretes, está sendo recuperada para atender às 43 famílias residentes na localidade de Sambaqui. Desse ponto em diante, em direção a Limeira e Rasgadinho, não há acesso possível.

No projeto da nova rede conectada a Guaratuba, a empresa está utilizando cerca de 30 postes de fibra de vidro, que pesam cerca de 100 quilos cada – seis vezes menos que os convencionais feitos de concreto – e que podem ser manuseados sem o auxílio de guinchos ou braços mecânicos.

“É absolutamente impossível chegar com tais equipamentos em certos locais por causa de uma ponte destruída pelo temporal”, explica Antonio Moser, gerente do Departamento de Serviços e Manutenção da Copel no Litoral. “Se as condições de tempo ajudarem, pretendemos religar todos os consumidores das comunidades de Rasgadinho e Limeira nesta sexta-feira”.

Nas demais frentes de trabalho, as equipes da Copel se esforçam para religar o quanto antes as 414 unidades consumidoras que permanecem desatendidas nas localidades Morro Inglês e Floresta, na zona rural do município de Paranaguá, e em Morro Alto e Fartura, pertencentes ao município de Morretes.

O principal obstáculo enfrentado pela empresa também é a dificuldade de acesso a esses pontos, com bloqueios em razão da queda de pontes, deslizamentos de terra e concentração de materiais provocados pela enxurrada.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles