sexta-feira, 18 de março de 2011

HERANÇA DO DESGOVERNO REQUIÃO/PESSUTI: Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná vistoria IML de Curitiba


A Comissão de Direitos Humanos de OAB do estado vistoriou a unidade do Instituto Médico Legal de Curitiba nesta tarde de quinta-feira (17) e constatou diversas irregularidades no funcionamento do local. A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Isabel Kugler Mendes, informou que o melhor a se fazer para solucionar os problemas é construir uma estrutura nova para a unidade.

Com a vistoria, foi constatado que cerca de 70 corpos estão amontoados nas geladeiras da unidade, que estariam funcionando em más condições. Alguns deles são datados de 2008. Vários cadáveres perderam a identificação por conta da desorganização do local.

De acordo com a OAB, o líquido proveniente dos cadáveres é escoado diretamente no esgoto, sem nenhum tipo de tratamento. Para Isabel, o escoamento deste líquido diretamente para o esgoto doméstico foi considerado como o problema mais grave da unidade. “Este problema é caso de saúde pública”, afirma.

A falta de médicos legistas e funcionários também foram apontados como um problema sério no IML de Curitiba. Diante de todos os problemas de infra-estrutura e equipamentos, Isabel enalteceu o trabalho dos funcionários e médicos do instituto.

Nos próximos dias, o Instituto Médico Legal de Curitiba deve receber a visita da Vigilância Sanitária e corre o risco de ser interditado por conta do escoamento indevido do líquido dos corpos para o esgoto. Não há uma data definida para a entrega do relatório da OAB sobre a vistoria da unidade. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles