sexta-feira, 18 de março de 2011

Beto Richa entrega carros à Emater e anuncia contratação de 400 técnicos


O governador Beto Richa e o secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Muller, entregaram, nesta quinta-feira (17), em Curitiba, 250 veículos ao Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), para renovação e modernização da frota. “Os novos carros certamente vão agilizar a chegada dos extensionistas às propriedades rurais e o atendimento no campo”, disse o governador. Ele também anunciou a contratação de mais 400 técnicos para a Emater, nos próximos quatro anos.

O veículos foram adquiridos graças a um convênio do Governo do Estado com o MDA, no valor de quase R$ 7 milhões. “Isso demonstra que o governo do Paraná está disposto a firmar parcerias em todos os setores para obter recursos para a dinamização dos trabalhos de extensão rural e de assistência técnica no Paraná”, disse o governador. Ele agradeceu a parceria para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado e reafirmou seu compromisso de apoiar a agricultura, que é a base da economia paranaense.

Muller anunciou o repasse de mais R$ 6,6 milhões, correspondentes a quatro contratos firmados com a Emater a partir das chamadas públicas realizadas pelo ministério para prestação de serviços de assistência técnica nos Territórios da Cidadania. No Paraná, foi feita uma chamada pública, realizada pelo governo federal, com base em legislação de ATER – serviços de assistência técnica e extensão rural. A Emater foi vencedora em quatro dos cinco contratos previstos. Com isso, a Emater vai iniciar esses trabalhos junto às pequenas propriedades de 67 municípios que integram os Territórios da Cidadania do Paraná Centro, Norte Pioneiro e Cantuquiriguaçu.

FORTALECIMENTO – Para o governador, o apoio ao setor está iniciando pelo fortalecimento da Emater, que representa a presença do governo do Estado junto ao agricultor, nas propriedades rurais. “É um compromisso de campanha, registrado em cartório, que estamos cumprindo”, disse Beto Richa. Além da entrega dos carros, o governo do Estado autorizou a contratação de mais 400 técnicos para o Instituto Emater, que serão absorvidos pela empresa ao longo de quatro anos.

“Estamos nos esforçando para equipar a Emater, que foi desestruturada por falta de visão estratégica dos últimos governos”, disse o governador. Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, há 40 municípios sem técnico da Emater e outros 170 municípios com apenas um técnico.

De acordo com o presidente do Instituto Emater-PR, Rubens Ernesto Niederheitman, a frota da empresa conta com cerca de 900 veículos e agora vai passar de mil, considerando que alguns serão retirados por falta de condições uso. Niederheitmann destacou que os carros vão melhorar a qualidade do atendimento da Emater junto ao produtor rural e melhorará a condição de trabalho ao extensionista.

TERRITÓRIOS – Nos Territórios da Cidadania, Niedertmann lembrou que a Emater irá atuar para que os agricultores mais pobres tenham melhor condição de vida, de subsistência e que consigam gerar produção excedente para vender aos programas institucionais de governo.

Em nome dos prefeitos dos Territórios da Cidadania, a prefeita de Nova Tebas, Eloisa Jensen, falou da importância da Emater junto às áreas rurais e manifestou preocupação com o crescimento do êxodo rural, principalmente entre os jovens, comum nos pequenos municípios. “É importante que a Emater ajude a difundir entre os jovens a importância do empreendorismo no meio rural”, defendeu.

De acordo com o secretário Ortigara, a Secretaria da Agricultura vai buscar novas parcerias com o governo federal para o atendimento às famílias mais necessitadas no campo. “Vamos estruturar um serviço público de assistência técnica e de extensão rural com qualidade e trabalhar com os serviços nacionais de aprendizagem rural (Senar) e do cooperativismo (Sescoop) e com os sindicatos para qualificar os agricultores e seus familiares no campo”.

Estavam presentes na solenidade o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Agide Meneguette, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Agileu Martins da Silva, além de deputados federais, estaduais, prefeitos e lideranças da Agricultura do Estado.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles