sexta-feira, 18 de março de 2011

Governo Beto Richa fará mutirão técnico para dar apoio a agricultores do Litoral vitimados pela tragédia


Técnicos da secretaria da Agricultura e da Emater iniciam nesta sexta-feira (18/03) um mutirão técnico nas áreas rurais afetadas pelas chuvas no Litoral paranaense. Por determinação do governador Beto Richa, eles reunirão informações para elaborar projetos individuais de recuperação das propriedades atingidas, que poderão incluir a liberação de recursos do Estado a fundo perdido.

“Vamos enfrentar o desafio de, junto com cada agricultor, definir um plano de ação que garanta a essas famílias a superação das dificuldades causadas pelas chuvas”, disse o governador.

De acordo com o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, o governo vai oferecer suporte técnico e financeiro para que as famílias recuperem seu meio de vida. “Isso inclui a reconstrução inicial, a definição do que vão plantar, a readequação das propriedades e a recuperação das estradas rurais”, afirmou Ortigara.

Ortigara disse que o apoio aos agricultores será definido caso a caso e poderá envolver, além de recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), recursos do Tesouro do Estado. “É fundamental para a economia local e regional que se garanta esse socorro às famílias. Muitos perderam sua produção de banana, sua horta, seu gengibre, enfim, seu meio de vida”, afirmou.

De acordo com o secretário, o volume de recursos necessário ainda não está definido e vai depender do mapeamento que será feito pelos técnicos. Ele informou que máquinas da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) já foram enviadas ao Litoral para recuperar acessos danificados pelas chuvas.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles