domingo, 6 de março de 2011

Ofensiva de Kadafi deixa pelo menos 100 mortos


Um bombardeio da Força Aérea líbia destruiu a base do Exército de Al-Rajma, 30 km a leste de Benghazi, a principal cidade controlada pelos rebeldes, matando pelo menos 100 pessoas e arruinando 430 peças de artilharia antitanque. Foi a maior ação militar desde o início dos confrontos, há duas semanas, e a primeira vez que a Força Aérea leal ao ditador Muamar Kadafi bombardeou uma instalação militar do Exército rebelde.


O ataque coincidiu com o avanço das forças rebeldes em direção oeste. Segundo opositores, pelo menos 30 pessoas teriam morrido depois que a melhor tropa de Kadafi - a Brigada Khamis, liderada por um de seus filhos - lançou uma nova ofensiva sobre Zawiya, cidade dominada pelos opositores a 30 km de Trípoli

Em Al-Rajma, o general rebelde Mohamed Zadia disse que entre 80 e 100 soldados e civis, além de 18 bombeiros, morreram no ataque à base, ocorrido às 18h30 de sexta-feira. Quando o Estado chegou ao local, na manhã de ontem, os pneus de algumas peças de artilharia ainda estavam pegando fogo. Dois aviões sobrevoavam uma área próxima, onde lançaram outro míssil.

“A vitória está muito próxima de nós”, exclamou o general. “Kadafi está matando o povo líbio, mas nós vamos tirá-lo de lá.” Civis recolhiam de um paiol abarrotado cartuchos de balas para fuzis-metralhadoras.(AE)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles