domingo, 6 de março de 2011

Forças terrestres leais ao líder líbio, Muammar Gaddafi, apoiadas por aviões de guerra, rechaçaram os rebeldes


Forças terrestres leais ao líder líbio, Muammar Gaddafi, apoiadas por aviões de guerra, rechaçaram os rebeldes da cidade costeira de Bin Jawad no domingo, para parar o seu avanço à cidade de Sirte.

Um combatente, que voltou ferido de Bin Jawad para Ras Lanuf, que ainda está nas mãos dos rebeldes, disse que apoiadores de Gaddafi haviam emboscado os rebeldes com metralhadoras e lançadores de granadas.

Ao ser perguntado sobre o que havia visto, ele respondeu: ""Morte". Atormentado e enfaixado, ele não disse mais nada.

Na cidade de Benghazi, tomada pelos rebeldes, uma fonte do movimento rebelde disse que eles haviam capturado "alguns soldados das forças especiais Britânicas" que estavam "a salvo e em boas mãos". Mais cedo, o ministro de defesa britânico disse que uma equipe diplomática do Reino Unido estava em Benghazi.

Os rebeldes haviam tomado Bin Jawad, a 160 km de Sirte (cidade natal de Gaddafi), no sábado, mas mais tarde se retiraram, o que levou unidades do exército a ocuparem residências locais e a posicionar atiradores de elite e obuses para fazer uma emboscada que forçou a retirada dos rebeldes de volta a Ras Lanuf.

"É um luta muito violenta, como no Vietnam", disse à Reuters Ali Othamn, um combatente rebelde. "Todo tipo de arma está sendo usado. Recuamos de uma emboscada e vamos nos reagrupar."

"As forças de Gaddafi atacaram com aviões e atiraram de cima das casas", disse Ibrahim Boudabbous, um combatente que participou do avanço rebelde.

Médicos e outros funcionários do hospital Ras Lanuf disseram que duas pessoas morreram e 22 feridos haviam chegado ao hospital dos confrontos em Bin Jawad. Testemunhas disseram que havia muitos mortos e feridos, incluindo civis, que não podiam ser resgatados devido aos combates.


Gaddafi lança contraofensiva com artilharia pesada

Tropas líbias leais a Muammar Gaddafi lançaram contra-ataques no domingo na tentativa de retomar cidades estratégicas dominadas por forças rebeldes, enquanto intensos tiroteios ecoavam pela capital.

A resistência das forças de Gaddafi, diante da revolta generalizada e da sua habilidade em contra-atacar, aumenta os temores de que a Líbia está caminhando para uma prolongada guerra civil.

Enquanto as tropas de Gaddafi atacavam e combates intensos se seguiram, um porta-voz do governo anunciava uma série de rápidas vitórias.

Os tiroteios começaram em Trípoli pouco antes do amanhecer, com rajadas de metralhadoras, algumas de grosso calibre, que ecoavam na cidade de 2 milhões de pessoas, seguidas pelo som de sirenes de ambulâncias, cânticos pró-Gaddafi e uma cacofonia de buzinas de carro.

"São comemorações porque as forças do governo retomaram o controle da todas as áreas até Benghazi e estão começando a tomar o controle de Benghazi," disse o porta-voz do governo, Mussa Ibrahim, referindo-se à segunda maior cidade controlada pelos rebeldes, situada no extremo oriente.

"Está tudo seguro. Trípoli está 100 por cento sob controle," ele disse, desaconselhando as pessoas de irem assistir às comemorações.

"Eu gostaria de aconselhá-los a não ir até lá, pela sua própria segurança."

Enquanto Benghazi se mantinha firme nas mãos dos rebeldes, tropas do governo apoiadas pela força aérea empurravam os rebeldes para fora da cidade de Bin Jawad, que eles haviam capturado no sábado, para Rãs Lanuf, cidade que é um porto petrolífero, a 660 km ao leste de Trípoli.


Perguntaram a um combatente que voltou ferido da linha de combate, para Ras Lanuf, o que ele havia visto. Ele respondeu: "Morte."

No hospital de Ras Lanuf, o Dr. Heitham Gheriani disse que pelo menos 15 feridos durante confrontos perto de Bin Jawad haviam chegado ao hospital. Um jornalista francês foi baleado na perna, ele disse.

Quatro rebeldes foram gravemente feridos e dificilmente sobreviverão, ele disse.

Mas os rebeldes afirmaram ter derrubado um helicóptero, durante o combate.

Três rebeldes falando de Ras Lanuf disseram ter visto o helicóptero cair no mar.

A TV estatal disse que as forças do governo também haviam retomado as importantes cidades costeiras Zawiyah e Misrata, imediatamente ao leste e ao oeste de Trípoli.

Um morador de Misrata insistiu que a cidade ainda estava sob o controle dos rebeldes, e um porta-voz dos insurgentes em Zawiyah disse que eles haviam repelido um novo ataque das forças do governo no domingo, depois repelir dois ataques de blindados, um dia antes.

"Essa manhã, houve um novo ataque, maior do que o de ontem. Ele durou uma hora e meia... Duas pessoas morreram do nosso lado e muitas foram feridas," disse o porta-voz Youssef Shagan, por telefone. "Ainda estamos com total controle da Praça. Agora está tudo quieto," ele continuou.

Em Trípoli, simpatizantes de Gaddafi estavam eufóricos devido a relatos sobre as cidades retomadas pelo governo e atiraram para o alto e agitavam cartazes de Gaddafi.(Reuters)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles