segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Governo do Estado e prefeitura de Curitiba discutem soluções para rios Atuba e Iguaçu

Para discutir soluções emergenciais para os problemas causados pelas chuvas nos últimos dias em Curitiba e região metropolitana, foi realizada nesta sexta-feira (18) uma reunião entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, na sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ficou decidido que 12 pontos problemáticos nos rios Atuba e Iguaçu terão licenciamento emergencial para atuação imediata e que também serão desenvolvidos projetos para soluções a médio e longo prazos.

“O resultado desta reunião foi muito bom porque conseguimos uma solução imediata para problemas pontuais”, avaliou Rui Hara, coordenador da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), instituição que articulou a reunião. “Agora, será montada uma equipe técnica para desenvolver projetos de drenagem, com a participação também dos municípios da região metropolitana.”

O secretário de Governo de Curitiba, Luiz Fernando Jamur, disse que esta articulação com o governo do Estado é importante, pois há necessidade de obras de macrodrenagem para evitar novas enchentes.

A limpeza para melhorar o escoamento dos rios já foi feita, disse o secretário de Obras, Mario Tokuni. Ao apresentar o projeto “Biocidade Viva Barigui – etapa I”, a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, informou que a prefeitura de Curitiba já tem a metodologia de planejamento estratégico para revitalização de bacias urbanas

“Vamos trabalhar em parceria para solucionar com rapidez os problemas emergenciais”, disse o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. Para o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes, depois de concluídos os projetos, há necessidade de buscar apoio dos deputados e senadores do Paraná para que garantam recursos para investimentos em saneamento básico no Estado. “Investir em saneamento é investir em saúde e segurança”, afirmou.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles