segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Derosso vai a guerra: Ele convoca a convenção do PSDB, o que não agrada ao Fruet

O presidente do PSDB de Curitiba, vereador João Claudio Derosso, convocou para o dia 20 de março a convenção do partido para eleger uma nova direção municipal. Serão eleitos os integrantes das zonais, que escolherão uma nova executiva para conduzir o processo de definição do candidato a prefeito nas eleições de 2012.

O edital marcando a convenção já foi publicado e as inscrições das chapas podem ser feitas até o dia 10 de março. A convenção foi convocada no momento em que o diretório estadual discute a possibilidade de nomear uma comissão provisória para dirigir o partido e pacificar o grupo do ex-deputado federal Gustavo Fruet, pré-candidato de uma ala tucana à prefeitura.

A convenção é vista pelos aliados de Gustavo Fruet como uma tentativa de impedir que ele assuma o comando do diretório municipal, etapa considerada estratégica para que ele possa derrotar os partidários do apoio do PSDB à candidatura à reeleição do atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB).
Sem autorização
O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, disse que o diretório municipal não está autorizado a realizar a convenção. Para Rossoni, Derosso pode convocar, mas se o diretório estadual decidir o contrário, a convenção não será realizada. “A idéia é a seguinte: o diretório nacional prevalece sobre o diretório estadual, que prevalece sobre o diretório municipal. Ele (Derosso) é o presidente do diretório em Curitiba e pode convocar a convenção, mas desde que seja autorizado pelo diretório estadual. Não foi até agora”, comentou.

Rossoni não quis comentar se a iniciativa de Derosso configura um desafio à orientação da direção estadual. “Vou conversar com ele nesta segunda-feira se ele tiver um tempo”, resumiu.

Está na agenda

Derosso disse que cumpriu religiosamente o calendário definido pela direção nacional, que prevê a renovação dos diretórios municipais em março. A decisão teve o apoio dos quatorze vereadores do partido em Curitiba, ressaltou.

A eleição dos dirigentes zonais não interfere na decisão sobre o candidato, alega Derosso. “Estamos fazendo da maneira mais democrática possível. Vamos eleger os representantes das zonais, que vão eleger a executiva. Todos os integrantes dos diretórios zonais poderão disputar a presidência da executiva”, disse Derosso, citando que Gustavo Fruet, assim como a Secretária da Família, Fernanda Richa, são membros do diretório e estão em condições de concorrer à presidência do PSDB municipal.

O dirigente municipal negou que esteja articulando a favor da candidatura de Ducci no partido. “O que estamos fazendo é cumprir o regimento do partido. A questão da candidatura irá ser discutida no momento oportuno, de acordo com o desenrolar da política paranaense”, afirmou.

Fonte: O Estado do Paraná

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles