segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Economista alerta para ‘crash’ do dólar


De forma brusca ou gradual, o dólar vai deixar de ser a moeda dominante do sistema monetário internacional, cedendo espaço para o euro e para o renminbi chinês.
Essa é a previsão do economista Barry Eichengreen, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, em seu livro “Exorbitant Privilege: The Rise and Fall of the Dollar and the Future of the International Monetary System” (Privilégio Exorbitante: A Ascensão e Queda do Dólar e o Futuro do Sistema Monetário Internacional).
Dois cenários
Eichengreen explicou ao jornal O Estado de S.Paulo, do qual é colunista, que desenvolveu dois cenários diferentes em seu livro. No primeiro, a transição no sistema monetário internacional se dá de maneira mais suave, com a redução gradual das transações em dólar nos próximos dez anos.

No segundo cenário, o economista alerta para uma crise do dólar, um verdadeiro “crash”, com os investidores abandonando subitamente a moeda norte-americana. Ele diz que os EUA têm dois ou três anos para colocar sua política fiscal em ordem a fim de evitar o súbito colapso de sua própria moeda.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles