segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

450 pessoas foram afetadas por enxurrada em General Carneiro

ELOÁ CRUZ/GP

Pelo menos 450 pessoas foram afetadas por enchente neste último sábado (15) em General Carneiro, Sul do estado, segundo estimativa levantada pela Defesa Civil no início desta tarde de segunda-feira (17).

Foram 132 mm de chuvas na região somente no sábado, o que corresponde a 88% do volume de chuvas do mês de janeiro no local, segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar. A estimativa da Defesa Civil prevê que pelo menos 35 casas entre residências e comércio foram afetadas pela chuva em vários pontos da cidade. Com toda esta quantidade de chuva, a altura do Rio Torino, localizado no bairro Planalto, subiu 70 centímetros, o que ocasionou alagamento de casas ao redor.

Além do Planalto, bairros como Monte Castelo, Ouro Verde, Santos Anjos e parte do Centro tiveram danificações na rede de água, energia elétrica, sistema de telefonia e sinal de televisão. Apesar destes problemas, as chuvas não causaram grandes prejuízos para a maioria dos afetados, somente muita sujeira.

A principal causa da enxurrada foi o entupimento de bueiros em alguns pontos da cidade. O alagamento não é o primeiro ocasionado na cidade. Desde 2003 General Carneiro vem sofrendo com enxurradas durante o verão. Segundo informações da prefeitura, há um projeto sendo elaborado para tentar solucionar ou ao menos amenizar os problemas gerados pela chuva. Casos de indenizações e o remanejamento de pelo menos oito casas que estão sendo estudados e serão feitos até a metade deste ano.

Casos graves

Numa pizzaria localizada no Centro a água invadiu a cozinha, área de serviço e parte da casa dos proprietários, mas não houve perdas materiais. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo dos Tropeiros teve uma das paredes danificadas pela chuva e vento. No bairro São João 10 residências foram danificadas pelo vendaval. Os moradores receberam lonas para proteger as casas que foram distribuídas pelo Corpo de Bombeiros Comunitário.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles