sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Londrina é a primeira cidade a implantar o programa Bom Negócio Paraná

O primeiro convênio do programa Bom Negócio Paraná foi firmado nesta sexta-feira (11) em Londrina. O termo – assinado pelo secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros; pelo presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, e por representantes da Associação Comercial de Londrina e do Sebrae – garante capacitação gratuita e crédito barato para empreendedores, micro e pequenos empresários da cidade.

O lançamento oficial do programa em Londrina acontece nesta sexta-feira à noite, no teatro do Colégio Marista, e deve reunir centenas de empresários e lideranças da região.

O Bom Negócio Paraná foi anunciado pelo governador Beto Richa na segunda-feira (7), em Foz do Iguaçu, durante a convenção anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). A meta é atender 60 mil micro e pequenos empreendimentos formais e informais garantindo capacitação e o crédito mais baixo do país.

O programa abrange empreendedores informais, individuais, sociedades empresariais, sociedades simples, arranjos produtivos locais e cooperativas de produção, de serviços e de trabalho. A secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul será a gestora do programa de capacitação profissional. A Agência de Fomento Paraná irá coordenar os financiamentos por meio do Banco do Empreendedor.

A capacitação gratuita será por meio de parcerias com entidades empresariais, são cursos nas áreas de empreendedorismo e projeto de vida, gestão de negócios, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial e gestão estratégica. Cada curso terá 66 horas, durante 22 dias. O programa Bom Negócio Paraná usa a metodologia desenvolvida pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, da Prefeitura de Curitiba.

Quanto mais capacitado o empreendedor, mais barato será o juro. As linhas de financiamento variam de R$ 1 mil a R$ 300 mil, de acordo com a capacidade de cada empresário. E as taxas de juros vão de 0,58% a 1,1% ao mês, as mais baixas do país.

O programa é uma parceria do Governo do Paraná com diversos órgãos, como o Sebrae, Faciap, Fiep, Fecomércio, instituições financeiras, além de prefeituras municipais e secretarias de Estado.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles