sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cataratas e Amazônia estão entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza

As Cataratas do Iguaçu são uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O resultado preliminar divulgado na tarde desta sexta-feira (11) pela Fundação New Seven Wonders, organizadora do concurso, inclui ainda a Floresta Amazônica, outro representante brasileiro na disputa. Além destes, estão entre os vencedores a Baía de Halong (Vietnã), a Ilha de Jeju (Coreia do Sul), o parque Nacional de Komodo (Indonésia), o rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas) e a Table Mountain (África do Sul). A lista definitiva deve ser divulgada somente em janeiro depois de o processo de votação passar por uma auditoria independente.

Lançado em 2007, o concurso reuniu mais de 440 candidatos de 200 países. Dois anos depois, um júri formado por sete especialistas – entre eles diretores da Unesco e da organizadora suíça – elencaram 28 finalistas, com representantes dos cinco continentes. A escolha final foi definida por voto popular que mobilizou milhares de organizações, esportistas, artistas e celebridades em todo o mundo em prol de algumas candidaturas. Pelas Cataratas, atrativo que o Brasil divide com a Argentina, declararam apoio mais recentemente o alpinista Waldemar Niclevicz e os jogadores de futebol Lionel Messi e Kaká.

De acordo com o coordenador do Comitê de Apoio à Candidatura das Cataratas, Gilmar Piolla, o resultado é o reconhecimento de todo o esforço empreendido na campanha para eleger o principal atrativo turístico do estado e o segundo mais visitado por turistas estrangeiros no país. “Esta é uma vitória conjunta dos brasileiros e dos argentinos, suada, conquistada nos últimos minutos e com muita emoção. Este é um reconhecimento do mundo a uma das belezas naturais mais grandiosas e espetaculares do planeta”, comemorou.

No site, a organizadora do concurso ressalta que parte dos votos, como os enviados por celular e pelas redes sociais, continuam sendo contabilizados e que, apesar da chance ser pequena, o resultado ainda pode sofrer mudanças. No concurso anterior, finalizado em 2007, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A próxima disputa organizada pela New Seven Wonder escolherá as Sete Cidades Maravilhosas do Mundo. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles