terça-feira, 30 de agosto de 2011

Crise da saúde em Londrina será investigada pela Assembleia

Deputados aprovaram por unanimidade, no final da tarde desta segunda-feira (29), um requerimento propondo a criação de uma Comissão Especial para investigar a gestão da saúde em Londrina. Em entrevista ao JL, o deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), autor da proposta, apontou os diversos problemas no setor, desde corrupção até ameaça de fechamento dos prontos-socorros dos hospitais, como os principais motivos da instauração do processo investigatório.

O deputado informou que há cerca de 20 dias pediu informações referentes à saúde para a Câmara de Vereadores de Londrina. Ele recebeu um documento de 4 mil páginas e, em cima das informações contidas ali, resolveu propor a comissão que contará com sete membros, indicados, e terá duração de 100 dias. O objetivo, segundo o deputado, é conversar com a administração municipal, o Ministério Público (MP), o sindicato dos hospitais, a Associação Médica de Londrina e diretores dos hospitais. “Queremos saber se existe algum furo em termos de gestão. Para isso, vamos contar com auditores e contabilistas”, informou.

A comissão não terá poder de polícia, como a Comissão Especial de Inquérito (CEI), mas todas as pessoas convocadas serão obrigadas a prestar esclarecimentos. Ao final da investigação, o relatório será apresentado em plenário. A comissão também tem poder de apontar culpados e responsabilizá-los. “Por imperícia, incompetência ou negligência a saúde de Londrina está um caos. Queremos rastrear cada centavo que entrou na Prefeitura para a saúde e saber para onde ele foi”, disse Cheida.

Esta é a segunda vez que a Assembleia Legislativa discutirá problemas de saúde, principalmente em Londrina. Em maio, uma comissão de deputados visitou o Hospital Universitário (HU), onde encontrarou pacientes pelos corredores e o pronto-socorro superlotado. O relatório final da elatório final da CPI dos Leitos, entrego em agosto, apontou a desorganização do sistema e as falhas no funcionamento das centrais de leitos como os principais problemas.

Vereadora pede alternativas de solução

A vereadora e relatora da CEI da Saúde, Sandra Graça (PP), destacou a importância da fiscalização dos deputados que, para ela, também precisam estar focados já que existem hospitais estaduais funcionando na cidade. “Tudo o que vier para somar é bem-vindo para que a gente dê uma resposta eficaz para a comunidade”. Para ela, todos os órgãos de fiscalização e a própria administração municipal precisam caminhar juntos e com alternativas de solução. “Essa é a hora de tomar as rédeas da saúde, rever investimentos, otimizar recursos”.

Na avaliação da vereadora, a saúde de Londrina “está na UTI” e isso se deve a um problema de gestão, não somente da atual administração, mas que se arrasta há anos. Ela lembrou que a cidade sempre foi exemplo para o Ministério da Saúde e que é preciso resgatar isso.

A comissão é aprovada na mesma semana em que a Câmara de Vereadores trancou a pauta para discutir a saúde. “Queremos eficácia nas discussões”, explicou Sandra Graça.

A reportagem procurou o secretário municipal de Saúde interino, Márcio Nishida, mas ele não foi encontrado para comentar o assunto. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles