terça-feira, 30 de agosto de 2011

Categorias discutem fim da greve na UFPR

Mesmo com a greve em andamento, o Calendário Acadê­­mico da Universidade Federal do Pa­­raná (UFPR), por decisão do Conselho de Ensino, Pes­­quisa e Extensão (Cepe), foi iniciado ontem, mas nem todas as turmas retomaram as atividades. Entre os cursos que tiveram aula estariam Admi­nis­tração, Direito, Ciências Con­tábeis e engenha­­rias. Já Enfer­magem, Economia, Filosofia, Matemá­­tica e Química ainda estavam paralisados nesta segunda-feira, de acordo com informações de leitores que escreveram à Gazeta do Povo.

A retomada do calendário aconteceu a pedidos da co­­mu­­nidade, segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. “Recebemos pedidos para que se retomassem as atividades. Não queremos confrontar o direito à greve, mas queremos respeitar o direito daqueles que entendem que devem retomar o trabalho”, conta.

Ocupação

Os estudantes que ocuparam o prédio administrativo da Rei­­toria na última sexta-feira continuavam “acampados” e impedindo a entrada de funcionários até a noite de ontem. A UFPR e pelo menos outras quatro universidades brasileiras foram invadidas por alunos. Segundo a estudante do 5.º ano de História Rebeca Freitas, 22 anos, uma das alunas que estava na ocupação do prédio, somente estudantes e pessoas que apoiam a greve são autorizados a entrar. Ela conta que os alunos não devem deixar o prédio antes das 19 horas de hoje, quando se reúnem em assembleia para discutir as propostas recebidas ontem. “Va­­mos decidir se elas serão aceitas ou se não são suficientes”, afirma.

O reitor afirma considerar um desrespeito a ocupação do prédio e conta que entre as propostas recebidas pela comissão de negociação dos estudantes estão o aumento do horário de funcionamento das bibliotecas e do restaurante universitário, aumento no valor das bolsas e novas moradias universitárias.

“Para mim essa ação foi surpreendente, é atitude de agressão à democracia e uma ruptura da negociação que vínhamos fazendo com a mesa aberta. Colocamos na pauta entregue comentários e ações concretas para cada um dos itens. Pro­­vavelmente na quarta de manhã acontece nova negociação, mas os alunos se anteciparam informando que vão manter a ocupação da Reitoria”, diz.

Professores e servidores

Os professores também receberam uma proposta de melhora das condições de trabalho e reúnem-se em assembleia no início da tarde de hoje para uma análise. “Eles vão avaliar a assinatura do acordo nacional e a solução das pautas locais e entendemos que deve haver um encaminhamento para a finalização da greve deles”, afirma Zaki Akel. En­­quanto isso, os servidores, que aguardam a definição da pauta nacional, também marcaram uma assembleia para hoje pela manhã, no restaurante universitário. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles