sábado, 12 de março de 2011

Japão alerta para vazamento radiativo após terremoto

O Japão alertou para um possível vazamento de radiação depois do terremoto de sexta-feira, mas disse que milhares de moradores da região já foram retirados da área de risco.

A pressão que está se formando na usina começou a ser liberada, o que pode causar vazamento de radiação, segundo as autoridades.

A Tokyo Electric Power (Tepco), maior distribuidora de energia do Japão, começou a liberar pressão do reator número 1 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, disse o ministro do Comércio na manhã deste sábado (horário local). A empresa vai preparar a liberação de pressão na segunda usina nuclear, a de Fukushima Daini, conforme a pressão se intensificar.

Cerca de 20 mil pessoas que vivem em torno da instalação foram retiradas, segundo a agência de notícias Kyodo.

"É possível que o material radioativo na cúpula do reator possa vazar para o exterior, mas a quantidade deve ser pequena, e o vento soprando em direção ao mar será levado em conta", disse o chefe de gabinete do governo, Yukio Edano, em entrevista coletiva.

Salientando a grave preocupação com a situação da usina nuclear de Fukushima, cerca de 240 quilômetros ao norte de Tóquio, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que a força aérea dos EUA entregou substâncias refrigerantes para evitar um aumento na temperatura das cápsulas de combustível nuclear da usina, cujo sistema de refrigeração foi danificado pelo tremor.

A pressão que está se formando na usina deve ser liberada em breve, o que pode causar vazamento de radiação, segundo as autoridades. Cerca de 3 mil pessoas que vivem em um raio de dez quilômetros em torno da instalação foram retiradas, segundo a agência de notícias Kyodo.

"É possível que o material radioativo na cúpula do reator possa vazar para o exterior, mas a quantidade deve ser pequena, e o vento soprando em direção ao mar será levado em conta", disse o chefe de gabinete do governo, Yukio Edano, em entrevista coletiva.

O primeiro-ministro, Naoto Kan, deve visitar a usina na manhã de sábado (noite de sexta-feira no Brasil), além de sobrevoar a região atingida pelo terremoto, o maior já registrado no Japão.

Autoridades nucleares disseram que a pressão no interior da usina está 50% acima do nível máximo tolerado. A imprensa relatou que os níveis de radiatividade estão aumentando dentro do edifício onde fica a turbina.

De acordo com a agência de notícias Kyodo, o nível de radiação na unidade de controle central de Daiichi Fukushima está 1.000 vezes acima do normal.

Os problemas na usina de Fukushima evocam temores de que se repita um vazamento nuclear como o de Three Mile Island (EUA) em 1979, o mais grave acidente nuclear na história norte-americana. Especialistas dizem, no entanto, que a situação no Japão é muito menos séria.

Os reatores paralisados por causa do terremoto no Japão respondem por 18% da capacidade de geração de energia nuclear do país - a qual, por sua vez, equivale a 30% de toda a produção energética do país.

Muitos reatores japoneses estão localizados em áreas propensas a terremotos, como os de Fukui e Fukushima, no litoral.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estima que cerca de 20% de reatores nucleares em todo o mundo operem em áreas de atividade sísmica significativa.

A AIEA disse que o setor começou a dar maior ênfase nos riscos externos depois de um terremoto que atingiu a usina japonesa de Kashiwazaki-Kariwa, em julho de 2007 - até então o maior sismo a ter abalado uma usina atômica.

Naquela ocasião, quatro reatores foram automaticamente desligados. Água contendo material radioativo foi despejada no mar, mas sem um efeito adverso sobre a saúde humana ou o ambiente, disse a AIEA.

A empresa Tepco, responsável pela usina de Kashiwazaki-Kariwa, também operava no momento do tremor três dos seis reatores na central nuclear de Fukushima-Daiichi, e todos eles foram desligados.

Um porta-voz acrescentou que não há risco de vazamento de água contaminada com radiação nos outros três reatores da usina, que estavam desativados para uma manutenção regular.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles