sábado, 12 de março de 2011

Administradora de usinas tem histórico de escândalos no Japão

A empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que está no centro da crise nuclear que ocorre após o terremoto, tem um passado de escândalos e uma trajetória cheia de tropeços. A companhia de eletricidade opera o reator da usina de Fukushima Daiichi, que vazou após a explosão ocorrida durante o terremoto de sexta-feira.

O governo japonês admitiu que houve vazamento de radiação no local. A explosão ocorreu quando a Tepco tentava desesperadamente diminuir a pressão e o calor no núcleo do reator, que tem 40 anos de idade e está situado a apenas 240 quilômetros ao norte de Tóquio.

A Tepco é a maior empresa elétrica do país e, em 2002, seu presidente e os quatro principais executivos foram forçados a renunciar após a divulgação de indícios de adulterações nos alvarás de segurança da usina de Fukushima Daiichi.

A companhia foi acusada de 29 casos de alterações em procedimentos de fiscalização de segurança e reparos nos reatores nucleares da unidade. Na época, a Tepco teve de interromper as operações em cinco dos seis reatores para inspeções de segurança, incluindo os dois danificados pelo terremoto.

Pouco depois houve novas acusações contra a empresa de falsificação de dados. No final de 2006, o governo japonês ordenou que a Tepco revisasse todas as informações de segurança até então, por dúvidas a respeito de registros das temperaturas dos líquidos de refrigeração dos reatores, com diversas evidências de adulterações nos dados que teriam sido feitas entre 1985 e 1988.

Os registros falsificados teriam sido usados nas inspeções rotineiras da usina de Fukushima, que foram realizadas em outubro de 2005. Em 2007, a empresa declarou ainda ter encontrado outras alterações nos dados de segurança dos anos anteriores, embora, desta vez, a Tepco não tenha sido obrigada a fechar nenhuma de suas usinas. (Reuters e Associated Press)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles