sábado, 12 de março de 2011

Família de Londrina aguarda notícia de parente que mora em Sendai

Para Yasuo Hirama, 64 anos, as últimas horas têm sido de angústia. Ele tem familiares que residem em Sendai, área mais atingida pelo terremoto de magnitude 8,9 na escala Rither que abalou o Japão nesta sexta-feira (11). De Londrina, ele já tentou contato telefônico várias vezes, mas sem sucesso. “Estou muito preocupado, pois estamos incomunicáveis. Sendai também é a minha terra natal”, disse.

Já Roberto Origawa, 60 anos, conseguiu contato com a mãe que reside em Kyoto. Ele disse que a cidade não foi atingida pelos tremores. “Mas é triste ver a cidade de Sendai destruída. Estive lá no ano passado e é região muito bonita e com várias ilhas”, contou.

O diretor de Patrimônio da Associação Cultural de Londrina, Nelson Suono, que também está tentando contato com familiares que residem no Japão. Ele disse que eles moram em cidades que não tiveram grandes impactos do tremor, contudo o contato telefone está interrompido. “Mesmo estando longe, ficamos preocupados”, contou.

Primo relata à família que teve a casa destruída

Cristiana Degushi, de 32 anos, mora em Londrina e tem um irmão e uma irmã em Tóquio, no Japão. Na manhã desta sexta (11), a família tentava contato com os dois, sem sucesso. Um amigo, que também mora na capital, contou a ela que o tremor foi muito forte na cidade. “Ele disse que balançou muito, os prédios tiveram estruturas muito abaladas e as casas foram rachadas”, disse.

A londrinense contou que tem também um primo no Japão, que mora na cidade de Gunma, entre Tóquio e Sendai, a cidade mais atingida pelos estragos e por tsunamis. O contato com ele foi pelo telefone. “Muitas casas caíram lá, inclusive a dele. [O primo] Ele contou que tremia tudo e ele não sabia o que fazer, ficou muito desesperado.

A casa dele não resistiu e desabou”, relatou Cristiana. Apesar da gravidade dos estragos, nenhum dos parentes dela se feriu.(JL)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles