sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SEGUNDO A DIREÇÃO DA ALEP A ABERTURA POLÍTICA VAI ALÉM DA SIMPLES RETIRADA DE GRADES

A mudança de mentalidade na condução da Assembleia Legislativa do Paraná por parte da Mesa Executiva ultrapassa os limites administrativos. A retirada das grades que cercavam a Praça Nossa Senhora de Salete, em frente à Assembleia, no Centro Cívico, sinalizam outra face do novo momento vivido pelo Legislativo: o resgate do espaço democrático representado pelo Parlamento. A reabertura do Edifício Tancredo Neves, onde estão localizados os gabinetes parlamentares, está prevista para acontecer na segunda-feira (28).
Por determinação do presidente, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a Assembleia definitivamente não pode mais ser vista como uma prisão. Mais do que o impacto das transformações internas, o Legislativo já vem facilitando o acesso a suas dependências para a população e para a imprensa. “Estamos deixando a Casa mais aberta possível para que ela seja realmente o espaço de representação dos cidadãos. A praça tem que ser o lugar de manifestação dos paranaenses. Estamos em busca da transparência total no Poder Legislativo e tenho certeza que vamos alcançar esta meta com profundas mudanças de comportamento”, afirmou.
O deputado Plauto Miró, 1º secretário, também acompanhou a retidada das grades e reforçou que a iniciativa representa, simbolicamente, uma quebra de paradigmas. “Quando retiramos as grades, libertamos este espaço para a população. Com isso, os paranaeses ficarão mais próximos da Assembleia e dos seus legítimos representantes”.


Portas de vidro blindex de acesso às diretorias foram retiradas

Retirada – No terceiro e quarto andares do prédio da Administração, as portas de vidro blindex de acesso às diretorias já foram retiradas e serão reutilizadas pela Casa. As que não forem reaproveitadas, possivelmente doadas ao Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar). A grade lateral das escadarias no terceiro andar também deixaram de existir, assim como as catracas de controle no corredor interligando o prédio administrativo e o Plenário, que agora ficarão no hall de entrada no Edifício Tancredo Neves. Durante o recesso de Carnaval, os vidros que separam os jornalistas dos parlamentares no Comitê de Imprensa, nos fundos do Plenário, também serão removidos.
Os fotógrafos e cinegrafistas terão acesso ao Plenário e aos deputados para registrar imagens, sem com isso atrapalhar o andamento das sessões, principalmente durante as votações. As mudanças no relacionamento entre a Assembleia e a imprensa foram pontuadas pelo presidente em recente encontro com os jornalistas.


As grades que cercavam a Praça Nossa Senhora de Salete, em frente à Assembleia Legislativa, já foram retiradas.

Transformações - O ajuste financeiro, o corte dos supersalários, o recadastramento dos funcionários efetivos, a revisão das aposentadorias, a implantação do Gabinete Militar, o fechamento da gráfica para a impressão dos Diários da Assembleia na Imprensa Oficial foram algumas das políticas adotadas pela Presidência da Casa durante as primeiras semanas da nova gestão, que assumiu em 1º de fevereiro.
As transformações, como avaliou Rossoni, vão permitir o resgate do respeito ao Poder Legislativo e aos deputados estaduais e vão servir como resposta às mudanças esperadas pela sociedade. “São mudanças sem volta. Somos um Poder e temos que fortalecer a instituição para que ela seja novamente respeitada. As medidas de moralização vão continuar até colocarmos a Casa em ordem”.

Fonte: ALEP

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles