quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dilma quer “total controle” sobre time econômico

A presidente eleita, Dilma Rousseff, montou uma equipe econômica para ditar e ter mais influên cia sobre os rumos da economia do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Definiu seu time com nomes do próprio governo. Nas palavras de um assessor, ela optou por uma equipe sobre a qual terá “total controle”: Guido Mantega (Fazenda), Alexandre Tombini (Banco Central) e Miriam Belchior (Planejamento), cujos nomes serão divulgados hoje como os primeiros de seu futuro ministério.

Dilma decidiu manter Mantega sob a condição de fazer mudanças na equipe da Fazenda. Promoveu Tombini a presidente do BC, quebrando a tradição de requisitar nomes do mercado financeiro. E pagou uma dívida com Miriam Belchior – técnica da confiança do presidente Lula –, gerente do Programa de Aceleração do Cres ci mento (PAC), mas que nunca havia chegado ao primeiro escalão.

Dilma pretende controlar de perto tanto a Fazenda quanto o Banco Central. Por isso manterá o status de ministro do presidente do BC, para que a interlocução com o banco continue direta com o Palácio do Planalto.

O perfil da equipe de Dilma, mais desenvolvimentista, difere do primeiro time escalado pelo presidente Lula, que optou pelo caminho ortodoxo, com Antonio Palocci (Fazenda) e Henrique Meirelles (Banco Central).

A indicação do atual diretor de normas do Banco Central, Alexandre Tombini, para presidir a instituição foi interpretada por analistas como um sinal da opção da presidente eleita Dilma Rousseff por um relaxamento na política monetária em favor do estímulo ao crescimento econômico.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles