segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Meteorologia prevê ciclone extratropical na Região Sul, com ventos de até 100 Km por hora, tempestades e raios

Um ciclone extratropical está se aproximando hoje (1º) da Região Sul e deve provocar ventos de até 100 quilômetros por hora no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, além de pancadas fortes de chuva e trovoadas nos três estados.

Segundo o meteorologista Flavio Varone, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Porto Alegre, o acumulado mais significativo de chuva nas últimas 24 horas foi no Paraná. De acordo com o Simepar (sistema de meteorologia do estado), só em Ponta Grossa choveu no último fim de semana um total de 234 milímetros (mm), mais do que a média para todo o mês de agosto, que é 170 mm. A chuva ultrapassou os 150 mm nos últimos dois dias nos municípios de Antonina, Cerro Azul, Toledo, Salto Caxias e Fernandes Pinheiro. Choveu de forma ininterrupta durante todo o fim de semana.

O meteorologista Cezar Duquia, do Simepar, disse que a chuva persiste hoje sobre regiões paranaenses que já apresentavam um quadro instável e com volumes também significativos nos últimos dias. Ele explicou que a frente fria estacionada por um tempo mais prolongado sobre o estado “provoca grande quantidade de chuva , fato considerado dentro dos padrões de normalidade”.

Balanço divulgado nesta manhã pela Defesa Civil do Paraná mostra que 189 pessoas foram afetadas pela chuva até agora no estado - 105 estão desalojadas e 14 desabrigadas. Setenta e sete residências foram danificadas.

Deve continuar chovendo em toda a Região Sul até o fim da semana. A temperatura não passará dos 22 graus Celsius (°C) e pode cair até -4 °C até quinta-feira (4), segundo o Inmet. Para quarta (3) e quinta-feira (4), há previsão de geada nos três estados. O meteorologista Flávio Varone informou que não se pode descartar a possibilidade de neve nas madrugadas de terça (2) e quarta-feira (3) nas serras gaúcha e catarinense. “A instabilidade, associada à queda das temperaturas, favorece esse fenômeno”.

O Inmet prevê no documento Prognóstico Climático Trimestral que o mês de agosto deve ser o menos chuvoso do ano nos estados do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, os índices de chuva geralmente são mais altos e associados à passagem de frentes frias. A partir de setembro e outubro, as chuvas voltam a ser mais intensas, com pancadas de forte intensidade, trovoadas, rajadas de ventos fortes e queda de granizo. (AB)


Ciclone extratropical provoca temporais e agitação marítima no Sul do Brasil hoje

Depois de um fim de semana extremamente chuvoso entre o Paraná e Santa Catarina, um ciclone extratropical ainda causa chuva intensa e ventos fortes sobre boa parte da Região Sul. No fim de semana, o acumulado chegou a 163mm em Castro-PR (quase duas vezes a média de julho), 146mm em Ivaí-PR (mais de uma vez e meia a média de julho), 142mm em Rio do Campo-SC (mais que o normal para todo o mês de julho) e 104mm em Dois Vizinhos-PR (quase toda a chuva de julho).

Segundo os meteorologistas da SOMAR, no decorrer desta segunda-feira o ciclone extratropical mantém as chuvas e ventos fortes nos três Estados da Região. Apenas hoje, o acumulado pode passar dos 90mm em Tunas do Paraná, no leste do Estado, sendo que a média para todo o mês de agosto é de 75mm. No norte de Santa Catarina, região de Joinville, o volume de chuva chega aos 60mm. Já no Rio Grande do Sul, pode chover até 50mm na fronteira oeste do Estado. Com relação aos ventos, as rajadas chegam aos 90km/h no centro e sul gaúcho e aos 70km/h e no Estado catarinense.

Além disso, a temperatura permanece baixa e não passa dos 10°C na fronteira com o Uruguai e entre 13°C e 15°C em boa parte de Santa Catarina e do Paraná. No mar, a agitação marítima aumenta gradativamente no decorrer do dia e as ondas chegam aos 3m de altura em algumas praias do litoral norte do Rio Grande do Sul e aos 2,5m de altura em boa parte da costa de Santa Catarina.

Para amanhã, os meteorologistas mantêm o alerta para vento forte em toda a Região Sul. O ciclone extratropical avança para costa e gera rajadas intensas sobre o litoral dos três Estados. Especialmente pela manhã, as rajadas podem passar dos 100km/h entre o nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e leste do Paraná, podendo chegar aos 140km/h nos pontos mais elevados da Serra Geral. A chuva também atinge boa parte da Região Sul, porém deve ser bem mais fraca que a de segunda-feira. Apenas na costa do Rio Grande do Sul, o acumulado ainda será elevado, chegando aos 30mm.

Na Serra Geral, a combinação de baixa temperatura e elevada umidade do ar aumenta a possibilidade de neve nos pontos mais elevados especialmente pela manhã e a partir da noite. O frio aumenta em toda a Região Sul, com mínima entre 3°C e 5°C em boa parte dos três Estados. À tarde, a máxima não passa dos 10°C em boa parte da Região. No mar, o ciclone extratropical gera ondas bastante elevadas e ressaca nas praias. Recomenda-se não navegar a bordo de embarcações de pequeno porte. As ondas chegam aos 3m de altura em boa parte da costa do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. (Tempo agora)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles