quinta-feira, 7 de julho de 2011

Chapa defende candidatura própria do PT em Curitiba

Na defesa da candidatura própria em Curitiba

Curitiba, 7 de julho de 2011.

Em fevereiro deste ano, participamos do seminário de planejamento do Partido dos Trabalhadores em Curitiba. Nesse planejamento, tiramos ações que abrangem desde a construção partidária até o processo eleitoral de 2012.
Na ocasião, todas as forças políticas que formam o PT entraram em consenso em defesa da candidatura própria a prefeito de Curitiba, uma ação fundamental para as próximas eleições. Ampliar nossa bancada de vereadores também foi uma prioridade apontada.
Além de ser uma definição tomada no planejamento, acreditamos que o acúmulo que o partido teve no último período, sendo vitorioso nas três últimas disputas eleitorais à presidência, nos coloca o desafio de eleger um prefeito ou prefeita em Curitiba, uma das capitais mais importantes do país.
É inconcebível que, após dois governos conduzidos pelo presidente Lula, garantindo diversos avanços nas políticas públicas em distintos setores e a consequente eleição de Dilma, o PT não apresente uma candidatura própria na capital do Paraná. É importante lembrar ainda que se o PT, o PMDB e demais partidos lançarem candidatos próprios a prefeito, aumenta consideravelmente a possibilidade de haver um segundo turno.
Vale lembrar o desgaste vivenciado pelo PT estadual em 2010, quando da indecisão do então senador Osmar Dias (PDT) a se candidatar ou não ao governo do estado. Nosso partido deixou de construir sua própria candidatura e realizou a convenção absolutamente fragilizado, sem alternativa.
Devemos evitar correr os mesmos riscos. E desta vez – é preciso registrar – sequer existe a alegação de que precisamos construir algum tipo de palanque eleitoral, já que as eleições municipais não são casadas com nenhum outro pleito.
Vale registrar ainda que a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, em reunião realizada no último dia 29 de junho, tratou, entre outros assuntos, das eleições municipais de 2012. Nessa reunião, a Executiva Nacional apontou que o partido não irá repetir a tática de 2010, e que “agora é tudo pelo PT”, conforme trecho a seguir, extraído de matéria publicada no portal nacional do partido na internet:

“[...]Em relação às eleições municipais que serão realizadas no ano que vem, o secretário nacional de Organização, Paulo Frateschi, explicou que haverá mudanças. “Fizemos uma excelente discussão sobre a construção tática para as eleições municipais de 2012, que é uma situação extremamente nova. Não vamos continuar com a tática eleitoral de 2010 e, como diz o presidente Rui Falcão, agora é tudo pelo PT. Atualmente estamos correndo o Brasil para ouvir, principalmente nas capitais onde há mais de 250 mil eleitores e, com isso, possibilidade de 2º turno, ouvir a base e diretórios para ajudar a compor essa tática eleitoral”, destacou Frateschi.[...]”

O PT de Curitiba precisa se colocar como protagonista, como alternativa de governo para a cidade. Deve debater sua estratégia eleitoral para a próxima década e traçar objetivos a curto, médio e longo prazos. Num momento tão especial vivido pelo Brasil, não podemos nos omitir. Se, em momentos mais difíceis, em que fizemos campanhas duras na disputa à presidência e sofremos derrotas eleitorais, tivemos candidatura própria, não há justificativa para abrir mão dela na atual conjuntura. ...

... É preciso dar nitidez ao projeto que temos para a cidade e o momento eleitoral é o mais propício para dar visibilidade a ele. Neste momento precisamos de coesão partidária, fazendo com que todas as correntes internas e figuras públicas assumam as deliberações feitas no planejamento partidário.

Precisamos eleger o prefeito ou prefeita desta cidade e ampliar significativamente nossa bancada de vereadores. Temos a certeza de que a candidatura própria mobilizará nossa militância, que todos e todas estarão empenhados na construção de um projeto para nossa cidade. Um projeto que se articule com o plano nacional, dando passos concretos para a transformação de Curitiba em uma cidade socialmente justa.

Candidatura própria já!

Chapa Democracia pela Base – Construindo o Socialismo

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles