sexta-feira, 8 de abril de 2011

Polícia setoriza investigação de homicídios em Curitiba

Cidade foi dividida em quatro seções e cada uma conta com equipe específica. Modo de atuação deve otimizar recursos e concentrar informações, diz delegada

Está em fase de implantação uma nova política de atendimento e investigação dos casos de homicídios ocorridos em Curitiba, baseada na setorização das ocorrências. A Delegacia de Homicídios (DH) dividiu a cidade em quatro seções e cada uma dessas áreas ficará sob responsabilidade de uma equipe policial. A expectativa é de que a nova forma de atuação otimize informações levantadas nas investigações e proporcione um canal mais efetivo entre polícia e comunidade.

“Atuando sempre na mesma comunidade, o delegado tem condições de conhecer melhor a região. Ele passa a saber quem são os bandidos que agem naquela área e de que maneira agem. Isso vai possibilitar que possamos solucionar mais casos e de forma mais rápida”, disse a delegada Maritza Haisi, em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo.

As seções foram definidas com base no serviço de inteligência da polícia, levando em conta a densidade populacional e os índices de homicídio registrados em 2009 e 2010. Cada área conta com uma equipe específica, com um delegado responsável, investigadores e escrivães. A ideia é traçar um perfil das comunidades e mapear os tipos de crimes que ocorrem em cada seção, de acordo com motivação e tipo de autoria.

“Vai ser um atendimento mais especializado. Além disso, os investigadores vão criar um vínculo com a comunidade e saberão quem é quem na região”, avalia a delegada.

Seções

A setorização do atendimento está em vigor há pouco mais de 20 dias. A 1ª Seção corresponde a bairros da área norte da capital e engloba uma população de mais de 508 mil pessoas. Sob responsabilidade da delegada Aline Manzatto, esta divisão registrou 86 homicídios em 2009 e 105 em 2010. Centro, Pilarzinho e Santa Felicidade estão entre os bairros desta divisão.

Os bairros da área leste da capital, como Cajuru, Água Verde e Uberaba, formam a 2ª Seção. O índice de homicídios na região saltou de 187 em 2009 para 210 no ano passado. A seção está sob coordenação do delegado Jaime da Luz e conta com uma população de 487 mil pessoas.

A 3ª Seção abrange os bairros da região oeste de Curitiba, como Campo Comprido, Fazendinha e Cidade Industrial. A área foi a que teve, em números absolutos, o maior número de mortes: 244 no ano passado e 199 em 2009. Com uma população de 533 mil habitantes, a seção está a cargo do delegado Maurílio Alves.

A área considerada a mais violenta proporcionalmente é a 4ª Seção. A região teve 162 mortes violentas em 2009 e 191 no ano passado, mas tem a metade dos habitantes das outras áreas: 253 mil pessoas. Compreendendo bairros como Sítio Cercado, Ganchinho e Tatuquara, a seção tem como responsável o delegado Cristiano Augusto Quintas dos Santos.(GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles