sexta-feira, 8 de abril de 2011

Curitiba: Identificados dois grupos responsáveis por 12 roubos a bancos em 4 meses

Sandro Luiz Cardoso é um dos procurados pela polícia

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) divulgou, nesta quinta-feira (7), informações sobre dois grupos criminosos responsáveis por 12 assaltos a bancos ocorridos em Curitiba em pouco menos de quatro meses. A polícia também publicou fotos de dois suspeitos que estão foragidos – ambos são evadidos do sistema prisional – e deu detalhes sobre a forma de atuação dos bandidos.

Os dois homens acusados e procurados pela polícia são Sandro Luiz Cardoso e Marcos Souza dos Anjos. Segundo o delegado Amarildo Antunes, eles integram o mesmo grupo e foram apontados por vítimas como autores de nove roubos a bancos, ocorridos entre 8 de dezembro de 2010 e 6 de abril deste ano.


Os assaltos cometidos por esta facção ocorriam sempre da mesma maneira: um dos bandidos entrava normalmente na agência e distraia o vigilante. O segundo integrante do grupo depositava um celular pelo porta-objetos e passava pela porta giratória. “Quando ele ia pegar o celular no compartimento, outro bandido que estava do lado de fora passava uma arma pelo mesmo lugar. Rapidamente, o grupo rendia o vigilante e cometia o assalto”, explicou o delegado.

A outra facção é apontada como responsável por três roubos, cometidos entre 14 a 23 de março deste ano, e contava com pelo menos dois integrantes. De acordo com as investigações, um dos bandidos dizia ao vigilante que tinha um pino de platina implantado na perna. Com isso, o vigia permitia a entrada do ladrão na agência. “Já do lado de dentro, o assaltante rendia o agente de segurança. Em seguida, o outro bandido entrava e efetuava o assalto”, apontou Antunes.

No último roubo atribuído a este grupo, um suspeito foi preso após perseguição policial. Luiz Carlos de Souza, de 27 anos, foi detido horas depois do assalto a uma agência do HSBC. O acusado dirigia o carro usado na fuga da ação criminosa. Souza havia deixado a Colônia Penal Agrícola três dias antes de participar do primeiro assalto. “Ele foi reconhecido por funcionários, confessa participação no roubo, mas não entrega os comparsas”, disse o delegado.

De acordo com o Cope, os assaltos cometidos por ambos os grupos eram ações rápidas, que não demoravam mais que três minutos, e somente o dinheiro dos guichês de atendimento eram levados. O valor levado nos roubos, no entanto, não ultrapassou R$ 26 mil. “Outro problema é que nos assaltos, eles levavam também as armas dos vigilantes. Este armamento pode estar sendo repassado a outros bandidos”, avalia o delegado.

Ação preventiva

As investigações apontam que ambos os grupos estudavam as agências que seriam alvos das ações, fazendo levantamentos prévios dos locais. Os bandidos procuravam descobrir a rotina dos bancos e detectar falhas no sistema de segurança. Em uma agência do Banco do Brasil assaltada nesta semana, por exemplo, o roubo ocorreu no instante em que um dos vigilantes estava em horário de almoço.

Por conta das falhas de segurança, a polícia articula a integração entre as gerências dos bancos e as empresas que fazem segurança das agências. No sábado (9), o Cope vai ministrar um treinamento a 450 vigilantes que prestam serviço ao Itaú. Os bancos também receberão orientação para reforçar aspectos da segurança e melhorar imagens de câmeras de segurança.

Neste ano, já foram registrados 12 assaltos a bancos. Dez destes a polícia já identificou os autores. Dois casos não têm suspeitos apontados. (GP)

Assaltos a banco ocorridos em 2011

25 de janeiro – Banco Bradesco – Av. República Argentina

8 de fevereiro – HSBC – bairro São Braz

14 de fevereiro – Santander – Rua XV de Novembro

21 de fevereiro – Banco do Brasil – Rua Matheus Leme

14 de março – Banco Itaú – Rua Matheus Leme

17 de março – Banco Itaú – Rua Comendador Araújo

18 de março – HSBC – Hospital Nossa Senhora das Graças

22 de março – Santander – bairro Fazendinha

23 de março – HSBC – CCV

25 de março – Santander – bairro Champagnat

4 de abril – Banco do Brasil – Avenida 7 de setembro

6 de abril – Bradesco – bairro Fazendinha

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles