sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fernanda Richa promove encontro com diretores dos Centros de Socioeducação


A Secretaria de Estado da Criança e Juventude promoveu nesta quinta-feira (7), em Curitiba, um encontro com a equipe que atua nos Centros de Socioeducação (Censes) do Paraná. O evento reuniu diretores e profissionais para apresentar as novas diretrizes de trabalho e tratar da melhoria do atendimento.

“Vamos debater juntos o fortalecimento e a integração das ações a serem desenvolvidas, em um esforço coletivo para garantir a esta parcela da população o direito constitucional à prioridade absoluta nas políticas sociais do Estado”, disse a secretária Fernanda Richa, que abriu o encontro.

Os centros são unidades de educação e reinserção social para adolescentes em conflito com a lei. Atualmente são 19 unidades, com capacidade para atender 993 adolescentes.

Para a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, este é o momento para apresentar propostas e sugestões que contribuam para a melhoria do serviço público e do atendimento. “Vamos atuar de maneira integrada e em total parceria com a secretária Fernanda Richa, pois o tema requer responsabilidade e muita seriedade”, disse.

Após a abertura do encontro, os profissionais participaram de um workshop com o coordenador e responsável pela gerência dos centros no Estado, Newton Sérgio Grein, que apresentou a nova proposta de estrutura e as novas diretrizes de trabalho. “A proposta de estrutura que está sendo apresentada soma-se a um projeto pedagógico de cunho humanista, no qual os direitos humanos e o respeito à dignidade dos adolescentes são a prioridade", explicou o coordenador.

Para Newton Sérgio Grein, o sistema socieducativo do Estado tem sido tratado de forma responsável e tecnicamente qualificada, garantindo a estrutura necessária a um atendimento de medidas privativas e restritivas de forma regionalizada.

Além de palestras e oficinas, os participantes reuniram-se com as coordenações de Proteção Social Básica e Especial para tratar da manutenção e aprimoramento das ações dirigidas ao atendimento dos adolescentes e seus familiares.

“Estamos em um momento de reestruturação das equipes e de ouvir as necessidades desses profissionais, que diariamente cumprem a missão de educar e reinserir os nossos adolescentes a uma nova realidade”, disse Grein. Durante o encontro também foram propostos investimentos para a capacitação dos profissionais e para as ações pedagógicas.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles