quarta-feira, 2 de março de 2011

PMDB de Curitiba escolhe o caminho da transição sem traumas


As mudanças no PMDB de Curitiba vão ocorrer por acordo. A transição negociada foi decidida na noite de segunda-feira, durante a reunião entre os membros da executiva estadual e a porção municipal do PMDB, liderada pelo atual presidente do diretório da capital, Doático Santos.

A direção estadual, incluindo deputados estaduais e federais, e Doático, combinaram que, após a realização de um congresso municipal do partido, ainda este mês, começa a ser discutida a sucessão no comando do diretório da capital.

Doático compareceu à reunião convocada pela direção estadual para opor seus argumentos contra a dissolução do diretório defendida pelo deputado estadual Reinhold Stephanes Junior, com apoio da maioria da bancada. Com um discurso emocional, comparando sua história de antigo militante peemedebista com a do deputado, cuja origem política foi no DEM, Doático pediu tempo para preparar o partido para uma nova direção, conforme relato de participantes da reunião.

Stephanes não quis comentar a decisão do diretório. “Meu compromisso é dar um mês de crédito para o atual presidente. Neste período, não vou me manifestar”, justificou o deputado, que gostaria de substituir Doático na presidência do partido.

O deputado peemedebista está em campanha para atrair o ex-deputado federal Gustavo Fruet de volta ao partido para ser candidato a prefeito de Curitiba. Ideia repelida pelo grupo do senador Roberto Requião, do qual Doático faz parte.

Razão

Um dos deputados estaduais que criticam a atuação de Doático à frente do partido em Curitiba, Nereu Moura aprovou a transição sem traumas. “O Doático fez um discurso emocionado. A gente fica tocado, mas é preciso agir com razão e não com emoção”, disse Moura.

Moura afirmou que a expectativa é que, após a realização do congresso municipal do partido, o atual presidente concorde em deicar a posição. “O Doático sabe que é preciso renovar o partido. Sabe que não é uma questão pessoal. É em favor do partido na maior cidade do estado, onde estamos completamente fragilizados”, disse.

O principal argumento dos deputados está nos resultados eleitorais do PMDB de Curitiba. Em 2008, além de o candidato do partido à prefeitura Carlos Augusto Moreira Junior ter ficado em terceiro lugar, o PMDB elegeu apenas dois vereadores. “Foi uma grande demonstração de fragilidade”, disse Moura.

Fonte: O Estado do Paraná

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles