sábado, 26 de fevereiro de 2011

Polícia dispersa manifestantes na Argélia


Centenas de policiais mobilizados no centro de Argel impediram mais uma vez a realização de protestos contra as mudanças no regime político da Argélia, convocados pelo partido opositor RCD, constatou a Agência Efe.

Cerca de 100 pessoas tentaram se concentrar na Praça dos Mártires, ponto de início da passeata de protesto, uma hora antes do início da mobilização, mas foram dispersos pelas forças policiais para as ruas adjacentes.

Esse é o terceiro sábado consecutivo em que manifestantes tentam organizar passeatas contra o regime na Argélia. É, além disso, o primeiro protesto na capital desde que o presidente do país, Abdelaziz Bouteflika, suspendeu oficialmente na quinta-feira passada o estado de exceção, que estava vigente havia 19 anos.

Tal como comprovou a Efe, um deputado do RCD ficou ferido após ser empurrado pela Polícia e cair no chão. Ele foi transportado de maca a uma ambulância e levado ao hospital.

Toda a Praça dos Mártires está tomada pela Polícia, que instalou barreiras de ferro e arame farpado em torno do local, impedindo o acesso das pessoas.
A cada tentativa de se concentrar em uma rua adjacente, os manifestantes são dispersos pela tropa de choque, que os empurra com seus escudos e fazem barulho com cassetetes para assustá-los.

O secretário-geral do RCD, Said Sadi, subiu num veículo e gritou aos manifestantes para que continuassem protestando para "acabar com este estado policial e ditatorial".

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles