sábado, 26 de fevereiro de 2011

Estudo aponta pela 1ª vez a clonagem de plantas como sementes

Um estudo publicado pela revista Science aponta pela primeira vez a clonagem de plantas como sementes. Segundo os pesquisadores, esse é um marco para ciência, que poderá aprofundar o estudo sobre o poder das plantas a serem criadas por culturas híbridas.

Simon Chan, um dos autores da pesquisa e professor de biologia vegetal da Universidade da Califórnia, reconhece o bom aproveitamento das culturas híbridas. Ele afirmou que a maior parte das variedades de cultura existentes se deu por meio desse método, que pode reter características favoráveis de geração em geração, e sua eficácia só esbarra quando se trata da reprodução.
O professor argumenta ainda que com o processo de clonagem é boa chance de produção de híbridos geneticamente idênticos aos clones em algumas culturas. Em outras, como as de árvores frutíferas, o processo de clonagem a partir das mudas não é possível.

Apomixia

Outro processo curioso quando o assunto é clonagem é a apomixia. Pouco conhecido pela população, o processo se dá quando as plantas produzem sementes realmente clones de si mesmas, mesmo sem reprodução. Isso acontece sobretudo nas ervas daninhas.
Na pesquisa sobre o assunto, a expectativa é concluir o novo método da "apomixia artificial", quando plantas, como o alface e o tomate, conseguirem fecundar a si mesmas gerando sementes clonadas.

O trabalho, que já solicitou o pedido de patente, está próximo de ser finalizado porque os autores, como Chian, encontraram semelhanças entre a apomixia e a clonagem em plantas como sementes.

Fonte: Eco Desenvolvimento

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles