quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ONU: ataque contra manifestantes no Egito é inaceitável

Jornalista agredido

Os grupos envolvidos nos confrontos de rua no Egito precisam mostrar comedimento, mas o governo deve ouvir os desejos do povo, disse hoje o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. "Estou profundamente preocupado com a contínua violência no Egito. Qualquer ataque contra manifestantes que protestam pacificamente é inaceitável, e eu condeno fortemente essas ações", afirmou.

Ban destacou que a ONU tem apontado a necessidade de mudanças no mundo árabe nas últimas décadas e deseja sem demora uma transição ordenada e pacífica que envolva o diálogo entre todos os envolvidos. Ele também disse que a entidade está pronta para fornecer assistência aos esforços de reforma no Egito e advertiu sobre o perigo da instabilidade no Oriente Médio.

Agressão

Jornalistas que cobrem os confrontos no Cairo foram agredidos hoje em meio aos protestos no centro da capital do Egito. Entre os repórteres agredidos estavam Anderson Cooper, da CNN, e dois correspondentes da Associated Press. Cooper disse que ele e sua equipe foram atacados por partidários do presidente Hosni Mubarak. Posteriormente, a CNN informou que ninguém ficou ferido com gravidade.

Dois correspondentes da Associated Press e vários outros jornalistas foram agredidos durante os protestos de partidários de Mubarak. Jornais europeus informaram que um jornalista belga também foi agredido, detido e acusado de espionagem por pessoas não identificadas em trajes civis.

Na noite de ontem, a televisão estatal do Egito divulgou uma matéria afirmando que estrangeiros foram pegos distribuindo folhetos contra Mubarak, aparentemente tentando retratar o movimento contra o presidente como motivado por elementos do exterior.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles