quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

EGÍPCIOS BURLAM BLOQUEIO DA INTERNET

Censurar qualquer coisa na web é sempre muito complicado. Isso porque, como disse John Gilmore, do GNU Project, todo tipo de censura que acontece na rede é interpretada como um ‘erro técnico’, logo sendo contornada.

Assim também acontece com a suspensão da internet no Egito.

A medida, tomada pelo governo na tentativa de conter a ira da população, que coordenou para essa sexta-feira um mega-protesto que clama pelo fim do governo de Hosni Mubarak, têm dificultado o acesso da população à web – 88% da internet do país efetivamente desligada, informa o site Telegraph -, mas não o tornou impossível.

Através de servidores de DNS não oficiais, informações, imagens e vídeos têm sido transmitidos para fora do país, informa o site Mashable.

Diversas imagens das manifestações podem ser encontradas em álbuns do Facebook, vídeos são encontrados no YouTube e até mesmo um streaming de vídeo estava em funcionamento alguns dias atrás.

A rede de TV Al Jazeera também possui algumas imagens em seu Flickr oficial, além de um streaming de notícias com imagens ao vivo do Cairo.

Simpatizantes dos revolucionários em todo o mundo têm movimentado a rede e oferecido a ajuda que podem para os manifestantes.

No Twitter, circulam números de IP de uso direto para acesso ao Twitter e Facebook, o que contorna os DNSs bloqueados.

Também têm sido oferecidos números para uso da internet por discagem direta, que aparentemente não têm sido censurada.

Fonte BBC

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles